Nova Chevrolet Montana: GM começa a produzir a picape no País
Nova Chevrolet Montana chega às lojas em fevereiro e inicialmente estará disponível em quatro versões de acabamento
A General Motors América Latina anunciou nesta segunda-feira, 16, que deu início à produção comercial da nova Chevrolet Montana em sua fábrica localizada em São Caetano do Sul (SP). De acordo com a montadora, as primeiras unidades da picape serão destinadas aos compradores que reservaram o modelo por meio da pré-venda.
“Além do lote inaugural de dois mil veículos ter sido adquirido logo na fase de pré-venda, temos outros milhares de pedidos registrados na rede Chevrolet”, afirmou Kleusner Lopes, diretor de vendas nacional da GM. ”Vamos trabalhar em ritmo acelerado para conseguir atender a todos no menor tempo possível”, acrescentou.
Prevista para chegar às concessionárias em meados de fevereiro, a nova Chevrolet Montana será oferecida em quatro opções de acabamento, mas todas vão contar com motor 1.2 turbo com 133 cv e 210 Nm, seis airbags, wi-fi e serviço OnStar de série, entre outros itens. Serão duas versões (Premier e LTZ) com câmbio automático e duas com caixa manual (LT e LS), ambas com seis marchas.
A General Motors América Latina faz questão de destacar a reestruturação geral promovida no complexo industrial de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a empresa, a reforma necessária para receber a linha de montagem da Nova Chevrolet Montana levou mais de um ano para ficar pronta e foi executada em etapas, no intuito de evitar prolongadas interrupções na linha, que já montava os modelos Tracker e Spin.
A fábrica recebeu 4 mil m² de novas instalações. Isso permitiu uma completa readequação do fluxo fabril, que tem cerca de 4 km de extensão e onde operam 274 novos robôs, elevando o nível de automação e a segurança dos operadores. Além disso foi instalada uma espécie de scanner no fim da linha que faz a conferência da montagem da carroceria usando um protocolo de inteligência artificial.
A principal novidade, porém, foi a instalação da mais rápida prensa da GM nas Américas. Apenas esta máquina ocupa o espaço de quase um quarteirão. São 96 m de comprimento por 12 m de largura e 18 m de altura, sendo sete deles no subsolo.
A nova prensa tem capacidade para estampar até 30 mil peças ao dia, como capô, para-lamas, portas e tampa traseira. Este volume representa duas vezes mais do que modelos tradicionais de geração anterior, consumindo aproximadamente metade da energia elétrica.
Tanto a atualização da fábrica de São Caetano do Sul quanto o desenvolvimento da Nova Chevrolet Montana fazem parte do atual ciclo de investimento de R$ 10 bilhões da empresa a ser aplicado até meados da década no País.