Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova Ford Ranger Raptor estreia com visual radical e 397 cv

Revelada oficialmente pela Ford, nova Ranger Raptor tem novo motor V6 e conta com suspensão especial preparada para off-road extremo

22 fev 2022 - 12h12
Compartilhar
Exibir comentários
Nova Ford Ranger Raptor
Nova Ford Ranger Raptor
Foto: Ford/Divulgação

A nova Ford Ranger acaba de ficar ainda mais radical. A montadora americana revelou oficialmente nesta terça-feira (22) a nova Ranger Raptor, que será a versão topo de linha da nova geração da picape média. Preparada para o uso em condições extremas e terrenos remotos, a nova Ford Ranger Raptor conta com suspensão off-road especial preparada pela FOX e terá versões com até 397 cv de potência. 

O maior destaque da nova Ranger Raptor fica sob o capô. Sempre equipada com um motor 3.0 V6 EcoBoost biturbo a gasolina, a versão off-road da picape terá duas opções de potência, dependendo do mercado. Em países como África do Sul e Austrália, o modelo vai oferecer impressionantes 397 cv de potência e 583 Nm de torque. Já na Europa, os números da nova Ford Ranger Raptor são mais modestos: serão 288 cv e 490 Nm.

Nova Ford Ranger Raptor
Nova Ford Ranger Raptor
Foto: Ford/Divulgação

Isso porque o continente europeu conta com regras de emissão de poluentes mais rígidas do que nos outros mercados. De acordo com a Ford, o motor possui um bloco de cilindros de ferro grafite compactado, que é cerca de 75% mais forte e mais rígido do que o ferro usado nas peças fundidas tradicionais. Também há quatro opções de sonoridade para o motor, dependendo do modo de direção escolhido pelo condutor.

O câmbio será sempre um automático de 10 marchas, que já é oferecido em algumas versões da nova Ford Ranger. Já a tração é 4x4 permanente com uma caixa de transferência de duas velocidades controlada de forma eletrônica. A Ford não revelou os dados de desempenho oficiais da nova Ranger Raptor.

Nova Ford Ranger Raptor
Nova Ford Ranger Raptor
Foto: Ford/Divulgação

Assim como os demais carros da linha Raptor, a nova Ford Ranger também ganhou uma nova suspensão. Desenvolvida pela equipe da Ford Performance em parceria com a FOX, ela é preparada para o uso em terrenos acidentados e em condições extremas, como areia, pedras, lama e neve. De acordo com a Ford, a nova Ranger Raptor ganhou um novo chassi, diferente do utilizado nas demais versões da picape.

Ele conta com uma série de suportes e reforços exclusivos, para elementos como o pilar C, caixa de carga e roda sobressalente. Também há estruturas exclusivas para o para-choque, a torre de choque e o suporte de choque traseiro. Falando propriamente da suspensão, a picape ganhou novos braços de controle superiores e inferiores de alumínio, que são mais resistentes e leves. A suspensão dianteira e traseira de longo curso também foram reprojetados para o uso off-road em velocidades maiores.

Os amortecedores de 2,5’’ da FOX também são novos. Preenchidos com preenchidos com óleo com infusão de Teflon, eles reduzem o atrito em cerca de 50% em comparação com os amortecedores da Ford Ranger Raptor da geração anterior. De acordo com a Ford, eles também se ajustam às condições de terreno selecionadas através dos modos de condução (Normal, Sport, Slippery, Rock Crawl, Sand, Mud/Ruts e Baja).

Por fora, a nova Ranger Raptor também ganhou algumas novidades estéticas. Na dianteira, o destaque fica para o novo capô, que traz saídas de ar na cor preta. Repetindo a identidade visual dos modelos Raptor, a grade frontal traz o nome ‘Ford’ escrito por extenso. Os faróis de led mantém a assinatura visual em formato de “C”, enquanto o novo para-choque off-road conta com skid plate e traz as luzes de neblina. Na lateral, os para-lamas têm saídas de ar pintadas na cor da carroceria. 

Eles também trazem prolongadores nas caixas de roda, que deixam a nova Ford Ranger Raptor mais larga do que o normal. As rodas de 17’’ tem design exclusivo e acabamento escurecido. Elas também contam com pneus off-road. Na traseira, a tampa da caçamba traz o logotipo Raptor. Completam as novidades um novo para-choque traseiro e as saídas esportivas de escapamento.

Nova Ford Ranger Raptor
Nova Ford Ranger Raptor
Foto: Ford/Divulgação

Por dentro, o destaque fica para o painel de instrumentos digital de 12,4’’ com layout exclusivo da versão Raptor. A central multimídia Sync 4 também traz tela de 12’’ e conta com suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto. O acabamento conta com detalhes na cor laranja nas saídas de ar, bancos, volante e alavanca do câmbio. Os assentos também são novos, e contam com design inspirado em caças a jato. A picape ainda oferece sistema de som premium da marca Bang & Olufsen.

As primeiras unidades da nova Ford Ranger Raptor devem chegar ao continente europeu ainda este ano. Posteriormente, a picape deve chegar aos demais mercados, como Austrália, África do Sul, e também aos EUA. No entanto, a crise dos semicondutores ainda em vigor pode acabar atrasando a chegada da picape em outros países. A nova Ford Ranger Raptor ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade