Nova geração das gasolinas Grid e Podium chega ao mercado
Nova geração dos combustíveis que promete mais eficiência e proteção ao motor estreia em março aos postos Petrobras no Rio e em São Paulo
A distribuidora de combustíveis Vibra (ex-BR Distribuidora) acaba de lançar uma nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium. Os combustíveis chegam ao mercado com uma nova tecnologia de aditivação, desenvolvida em parceria com a empresa alemã BASF. As novas versões começam a ser vendidas em março, inicialmente, nos Postos Petrobras do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A nova tecnologia foi batizada de Tecno 3. De acordo com a Vibra, o nome foi escolhido devido aos benefícios de limpeza, proteção e economia. A distribuidora também destaca que os novos combustíveis contribuem para um menor gasto com a manutenção do motor, e contam com novos modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.
A tecnologia foi desenvolvida ao longo de 2021 e testada por mais de 700 horas em laboratórios e motores na Alemanha, EUA e Brasil. De acordo com a empresa, testes comparativos demonstraram uma melhora de três vezes na proteção contra o desgaste e de três vezes menos formação de depósitos que a tecnologia anterior. Ele também demonstrou melhora na capacidade de limpeza (remoção de depósitos) de partes internas do motor e mais proteção contra corrosão.
Os novos combustíveis foram avaliados nos motores Fiat 1.4 Tetrafuel, Mercedes 111 e Ford flex 1.8 16V, utilizando sempre metodologia padronizada. Em todas as etapas, usou-se apenas a gasolina E27 brasileira, que contém 27% de etanol. Já a capacidade de proteção contra desgaste do motor e corrosão foi comprovada por testes de atrito e de defesa de ferrugem ao utilizar água salgada em vez de água destilada.
Com isso, a nova gasolina Petrobras Grid forma até 98% menos depósitos nas válvulas de admissão do que a gasolina comum, chegando a um nível de depósitos três vezes menor que a versão anterior da própria Grid. Ela também remove até 82% dos resíduos prévios. Em laboratório, observou-se uma proteção contra o desgaste de 53% em relação à gasolina comum e três vezes mais proteção que a versão anterior da Grid, e 100% de proteção contra ferrugem.
No caso da gasolina de alta octanagem Petrobras Podium, a distribuidora afirma que o produto também recebeu as mesmas evoluções da geração Tecno 3 e manteve os diferenciais de octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 30 ppm (partes por milhão). Utilizada pelos carros de corrida da Stock Car, a gasolina Podium é indicada para motos ou veículos a gasolina ou flex com motores com taxa de compressão acima de 10:1.