Nova Kombi elétrica: o que já sabemos sobre o VW ID.Buzz
Com lançamento previsto para o dia 9 de março, novo elétrico Volkswagen ID.Buzz começa a circular ainda camuflado pelas ruas da Europa
Enquanto a data de lançamento do ID.Buzz não chega, a Volkswagen resolveu atiçar a curiosidade dos fãs da Kombi. A montadora alemã preparou uma unidade da futura Kombi elétrica ainda camuflada para rodar pela Europa antes da estreia oficial do modelo, que será no dia 9 de março em Hamburgo (Alemanha). Já a primeira aparição oficial ao público está marcada para o dia 11 de março, nos Estados Unidos. Mas o que podemos esperar do novo Volkswagen ID.Buzz?
Por fora, já se sabe que a versão de produção do novo Volkswagen ID.Buzz seguirá a identidade visual da família de elétricos ID. O modelo manteve grande parte do conceito revelado em 2017. Na dianteira, a Kombi elétrica terá faróis de formato irregular com assinatura visual em led. Eles são interligados ao logotipo da Volkswagen por uma faixa horizontal iluminada. O para-choque terá entradas de ar e elementos semelhantes aos modelos elétricos ID.3 e ID.4.
Na lateral, o Volkswagen ID.Buzz contará com uma grande área envidraçada – incluindo uma janela na coluna “A” – e portas laterais corrediças. Já os retrovisores terão as luzes de seta integradas. Com design inspirado na primeira geração da Kombi (T1), o Volkswagen ID.Buzz também deve apostar em combinações de pintura em dois tons, lembrando a combinação “saia e blusa” da van original.
Na traseira, as lanternas de led contam com aspecto horizontal e são interligadas, atravessando a tampa do porta-malas. Esta, por sua vez, também abriga a placa na parte inferior, e poderá ser bipartida ou não, dependendo da versão. Além da plataforma modular elétrica MEB, outra semelhança com os modelos ID.3 e ID.4 será um spoiler integrado ao vidro traseiro, que além de ser um recurso visual, também terá função aerodinâmica.
Por dentro, o novo ID.Buzz também segue a tendência minimalista dos modelos elétricos da marca alemã. Um dos destaques da nova Kombi elétrica será o painel de instrumentos digital destacado do painel e central multimídia de aspecto flutuante. Logo abaixo, os pedais de acelerador e freio terão os símbolos de “play” e “pause”, respectivamente. Dependendo da versão, o Volkswagen ID.Buzz terá acabamento com diferentes opções de revestimento e de cores.
Um dos pontos mais fortes da Kombi elétrica será o aproveitamento de espaço interno. Para isso, a Volkswagen equipará o modelo com uma série de porta-objetos, incluindo um porta-copos embutido no painel e um console central entre os bancos dianteiros. Rumores da imprensa europeia indicam que o novo ID.Buzz deve chegar ao mercado em duas opções de entre-eixos, e com capacidade para 5 ou 7 passageiros.
Também são esperadas versões voltadas ao trabalho para grandes capacidades e volumes de carga. Em relação à motorização, a futura Kombi elétrica deve trazer as mesmas opções oferecidas pelos irmãos ID.3 e ID.4. Na Europa, os modelos oferecem versões com um ou dois motores elétricos, com potências que variam entre 148 cv e 299 cv e tração traseira ou integral. Já o alcance elétrico deve ficar acima dos 350 km.
A Volkswagen deve revelar novas informações técnicas sobre o ID.Buzz apenas no lançamento oficial em março. O primeiro contato do público com a nova Kombi elétrica será no dia 11 de março, durante a estreia do evento SXSW (South by Southwest Conference & Festivals) 2022, que é sediado na cidade de Austin (Texas). O ID.Buzz deve chegar aos mercados europeu e americano ainda este ano. No entanto, a nova Kombi elétrica ainda não tem previsão oficial de chegada ao Brasil.