Nova Montana cai para o 30º lugar; até o Fiorino vende mais
Chevrolet Montana fica abaixo de 2,5 mil vendas, perde posição para o furgão Fiat Fiorino e vê a dupla Strada e Saveiro bombarem
A Nova Montana chegou arrasando com um conceito de picape que não é bem uma picape. Mas as vendas não são exatamente brilhantes. Em setembro, segundo relatório da consultoria Jato Dynamics, o Chevrolet Montana obteve apenas 2.455 vendas.
Com isso, a badalada Nova Montana caiu para o 30º lugar no ranking de carros do mercado brasileiro. No segmento de comerciais leves, onde só dá picape, perdeu posição até para o Fiat Fiorino, um furgão da Fiat que está há anos na estrada e com poucas modificações.
Não dá para dizer que a Nova Montana é um mico. Mas também não dá para dizer que a Nova Montana se tornou em “case” de marketing. Na verdade, desde o lançamento da nova geração, o Chevrolet Montana nunca conseguiu atingir a marca de 4.000 vendas no mês. Número que a velha Saveiro, rebatizada de Nova Saveiro por causa de mudanças superficiais, obteve com sobras em setembro.
O melhor resultado da Nova Montana no ranking nacional foi o 21º lugar. Nunca chegou ao ranking top 20. É pouco para uma picape que tinha pretensões de derrubar o Fiat Toro. O Chevrolet Montana é um bom carro, mas talvez o conceito de picape que transporta volume e não carga ainda não tenha atraído fãs suficientes para fazer o veículo da GM bombar.
Enquanto isso, num país cada vez mais interessado em picapes, o Fiat Strada segue firme rumo ao tricampeonato nacional de vendas. Em setembro, a Nova Strada vendeu cinco vezes mais do que a Nova Montana. E a velha Nova Saveiro vendeu duas vezes mais do que a Nova Montana.
Se a GM tem outros carros para merecer atenção da produção e do marketing, como os Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, que vendem muito bem (dois deles são líderes de segmento), a Fiat e a Volks também têm outros modelos para cuidar. No caso da Fiat, o Mobi, o Argo, o Cronos, o Pulse, o Fastback e o próprio Fiorino (alé, claro, da Toro). No caso da VW, a dupla Polo Track/Novo Polo, T-Cross, Nivus e Virtus.
Resta ao Chevrolet Montana um prêmio de consolação: disputar com as versões flex do Fiat Toro. Talvez a picape merecesse mais. Porém, o mercado, às vezes, responde de forma diferente do que imaginou o departamento de marketing de uma empresa.