Nova picape da BYD terá motor híbrido plug-in de 480 cv
Com lançamento global previsto para os próximos meses, primeira picape da história da BYD terá tração 4x4 e porte maior do que o da Hilux
A BYD promete entrar com força na briga entre as picapes. Depois de divulgar as primeiras imagens da sua primeira caminhonete, a montadora revelou mais informações sobre o modelo, que será revelado mundialmente nos próximos meses. Ainda sem nome definido, a nova picape da BYD será híbrida plug-in e terá porte um pouco maior do que o Toyota Hilux. O modelo tem grandes chances de chegar ao Brasil.
Em um comunicado divulgado à imprensa, a BYD destacou alguns pontos da sua futura picape. Ela será feita sobre a nova plataforma DMO, sigla que significa Dual-Mode Off-Road. A nova base será exclusiva para carros híbridos com foco em fora-de-estrada. Para isso, a nova picape terá tração inteligente integral nas quatro rodas.
Além disso, a caminhonete terá suspensão independente na dianteira e traseira. Já o porte será um pouco maior do que as atuais picapes médias vendidas no Brasil: serão 5,45 m de comprimento e 1,97 de largura, e entre-eixos de 3,26 m. Outra diferença será a motorização híbrida plug-in com cerca de 480 cv, equivalente a motores V8 a combustão.
Um dos destaques será o alcance, que promete autonomia total superior a 800 km e de até 252 km em modo 100% elétrico. Dentre os recursos tecnológicos, a picape terá câmeras com visão "540°", que soma os 360° de visão ao redor do carro com 180° de câmeras para a parte inferior, algo parecido com a função "capô transparente" dos carros da Land Rover.
Apesar de não revelar mais detalhes, a BYD também destaca que a picape terá soluções de aproveitamento de espaço interno e para o uso em atividades de trabalho e lazer. Embora a forte camuflagem das imagens não mostre o design da novidade da BYD, os flagras da picape em testes revelam que ela terá linhas de perfil mais reto, que lembram os modelos mais recentes da Ford.
Na dianteira, o destaque ficará para os faróis de LED interligados por uma barra horizontal – como na F-150 Lightning. Na lateral, a picape terá para-lamas avantajados. Já no interior, ela terá acabamento refinado, painel digital e uma grande central multimídia com tela de aspecto flutuante. Caso a BYD decida seguir a tradição recente de nomes de animais marinhos, uma possibilidade seria chamar a nova picape de Shark (tubarão em inglês).
A nova picape da BYD será um modelo global, e deve estrear nos principais mercados onde a marca atua ainda este ano, dentre eles a China. Oficialmente, a montadora chinesa não confirma o lançamento no Brasil. No entanto, como o mercado brasileiro de picapes é muito forte regionalmente, a caminhonete tem grandes chances de chegar ao país.