Nova picape Renault Niagara tem mais detalhes revelados e chega em 2026
Com porte de Fiat Toro, nova picape Renault Niagara promete ser bem mais refinada do que o antigo Oroch e terá versões híbridas flex com 4x4
A linha de picapes da Renault terá novidades em breve. Revelada como conceito em 2023, a picape Niagara teve mais detalhes revelados durante um evento da marca francesa na Argentina. Com carroceria monobloco, o novo Niagara será produzido na fábrica da Renault em Santa Isabel (Argentina), já a partir deste ano, com lançamento em 2026 no Brasil.
Em entrevista ao site Motor 1 Argentina, o diretor do centro de Design da Renault América Latina, Daniel Nozaki, adiantou alguns detalhes sobre a nova picape. De acordo com o executivo, a versão de produção do Renault Niagara terá muitos elementos em comum com a picape conceito, com exceção de detalhes como os retrovisores, rodas e o posicionamento de alguns equipamentos, como o estepe.
Por outro lado, algumas peças, como os faróis, a grade e as maçanetas, devem ser as mesmas encontradas na futura picape, que será feita sobre a plataforma modular RGMP, a mesma utilizada pelo Kardian e pelo futuro SUV médio da marca, o Renault Boreal. Essa base é uma evolução da CMF-B do Sandero e Duster europeus, e suporta sistemas de eletrificação desde micro-híbridos até híbridos plug-in com tração integral ou dianteira.
E por falar no SUV médio, a nova picape terá uma série de elementos de design em comum com a nova picape. No interior, são esperados materiais de acabamento mais refinados, Ainda segundo Nozaki, a nova picape pretende ter um posicionamento mais premium do que o da dupla Fiat Toro e Ram Rampage.
Isso corrobora os rumores de que a nova picape pode se chamar de fato Niagara, e não Oroch, um nome mais associado a um veículo de trabalho e “que representa a antiga fase da Renault”, de acordo com o designer. A ideia de diferenciar os dois modelos em estratégia foi pensada desde o início do projeto da nova picape.
“Fizemos testes com potenciais clientes no Brasil, comparando a Niagara com Fiat Toro e outras picapes de meia tonelada, picapes médias e picapes-chassi. Nosso veículo foi a primeira escolha entre os pesquisados, superando até as de uma tonelada”, concluiu Daniel Nozaki.
Com isso, espera-se uma grande evolução no comportamento dinâmico e em aspectos de segurança em relação à Oroch, que ainda utiliza a mesma base B0 dos primeiros Logan e Sandero dos anos 2000. Sob o capô, o novo Renault Niagara deve contar com o atual 1.3 turbo de 163 cv, mas em versão flex e eletrificada. Para as variantes mais caras, é esperada inclusive uma opção híbrida plug-in com tração 4x4.