Nova Saveiro Extreme 2024: conheça os pontos altos e baixos
Primeiras impressões com a picape Volkswagen Saveiro 2024 mostra que a versão Extreme Cabine Dupla vai agradar os fãs (mas só a eles)
A Volkswagen trouxe uma versão inédita para o facelift de sua picape mais famosa: a Saveiro Extreme Cabine Dupla. Já dirigimos a Nova Saveiro Extreme nas mais diferentes situações: na cidade, na estrada, em estrada de pista dupla, pista simples, terra, piso liso, piso ruim, subida, descida e até chuva.
Foi um verdadeiro batismo de fogo para a Nova Saveiro Extreme, que rodou com a caçamba vazia no trajeto de ida entre a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, e o Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas, SP. Na volta, a picape veio com 160 kg extras de carga na caçamba.
Portanto, foram quase 400 km nas mais variadas situações. Foi a própria Volkswagen que escolheu o roteiro e isso faz sentido: a Volks tinha intenção de mostrar que a Nova Saveiro Extreme 2024 é ainda melhor do que a aposentada Saveiro Cross 2023.
Mas, por que? Para que as ausências gritantes do Volkswagen Saveiro 2024 – câmbio automático e motor turbo – não dominem a narrativa dos jornalistas convidados para o primeiro test-drive. Bem, apesar da elevação da suspensão dianteira, que melhorou o ângulo de ataque e deixa a Saveiro menos sujeita a raspar a frente no piso, pouca coisa mudou no comportamento dinâmica da picape.
Para os fãs da Saveiro, isso é uma ótima notícia. O conjunto formado pelo motor 1.6 aspirado flex e pelo câmbio manual de 5 marchas é consagrado como um dos melhores do país. Logo de cara, nas primeiras acelerações ao sair da fábrica da Anchieta, a Saveiro Extreme já mostrou o bom redimento do motor e a incrível precisão do câmbio MQ200.
Com etanol, o motor EA111 entrega 116 cv e 158 Nm; com gasolina, são 107 cv e 151 Nm. Potência máxima 5.750 rpm e torque máximo a 4.000 giros.
Vazia, a Saveiro Extreme (disponível apenas com Cabine Dupla) acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. Por causa do peso, perde para a Cabine Simples (9,9 segundos). Mas supera fácil a rival da Fiat, Strada Volcano 1.3, que faz a mesma prova em 11,6 segundos. Porém, perde para a Strada 1.0 Turbo, que vai de 0 a 100 em apenas 9,5 segundos. As duas versões citadas da Fiat são automáticas (CVT).
Deixemos, por enquanto, a questão do motor turbo e do câmbio automático de lado. Segundo a Volkswagen, a Saveiro tem o seu público fiel e ele está satisfeito com o pacote técnico que tem em mãos. Muito mais do que o lazer, as pessoas usam a Saveiro para o trabalho.
Veja a galeria de fotos da Nova Saveiro Extreme Cabine Dupla 2024
Rodando no asfalto, a picape Saveiro Extreme demonstra bom desempenho nas acelerações e pede reduções de marcha nas retomadas de velocidade (60 a 120 km/h). O câmbio muito preciso não exige grandes esforços do motorista. Mesmo vazia, a caçamba apresentou menos oscilações verticais do que a Nova Montana, da Chevrolet.
Num determinado trecho do test-drive, uma subida íngreme com terra e pedregulhos, a Saveiro sofreu um pouco. Os pneus dianteiros patinaram e mais de uma vez tivemos que reduzir a marcha de 2ª para 1ª. Para essa situação específica, a 2ª nos pareceu um pouco longa.
Equipada com pneus 205/60 R15, a Saveiro Extreme demonstrou bom comportamento dinâmico nas curvas. É uma picape muito interessante para um casal sem filhos ou mesmo com duas crianças pequenas, que podem viajar atrás. O conforto a bordo é bom para motorista e passageiros.
O banco do motorista é ligeiramente elevado e a posição de dirigir é muito boa, pois o volante de direção tem ajustes de altura e de profundidade. O painel de instrumentos, análógico, é excelente, com números bem visíveis. Da mesma forma, com a multimídia Composition Touch, os clientes da Saveiro Extreme têm ótima conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Na retorno, com a caçamba levando 160 kg de areia, o comportamento da picape mudou bastante. Ela ficou bem mais pesada e pudemos sentir isso principalmente nas retomadas de velocidade, o que exigiu mais reduções nas trocas de marcha, para manter o motor no regime de giros ideal.
A suspensão deu um show na terra. Parece que quanto pior é o caminho, melhor é a Saveiro. A picape se adapta muito bem a terrenos ruins, mesmo de terra, e a suspensão não oscila nada; mas também não tem movimentos secos, o que mantém os passageiros confortáveis e o motorista confiante ao volante.
As frenagens também se mostraram seguras, mesmo com a picape carregada, porque os freios traseiros são a disco (o que só a Saveiro tem). Isso também aumenta a confiança do condutor no veículo. Os discos têm 280 mm de diâmetro na dianteira e 230 mm na traseira. A picape da Volkswagen tem 196 mm de distância do solo, então passa fácil pela maioria dos obstáculos.
Já no fim dessa primeira experiência com a Saveiro Extreme 2024, quando o trânsito paulistano congestionou, aí sim sentimos falta do câmbio automático. Por mais leve que seja a embreagemn, por mais preciso que seja o câmbio, é enfadonho fazer movimentos com o pé esquerdo e a mão direita a cada 10 segundos durante uma hora.
Mas, na visão da Volkswagen, o investimento no câmbio automático e no motor turbo não se justifica na atual geração da picape Saveiro. Não temos dúvida que a Nova Saveiro 2024 vai agradar os fãs da picape. Da mesma forma, não será fácil para a Volkswagen atrair novos clientes para a Saveiro, se é que ela quer isso.