Nova Saveiro: finalmente a Volkswagen terá uma picape anti-Fiat Strada?
A Volkswagen quer a liderança do mercado brasileiro, mas precisa ganhar da Fiat nas vendas de comerciais leves com uma picape anti-Strada
Está cada vez mais madura a ideia de uma Nova Saveiro dentro da Volkswagen. Mas, desta vez, nova mesmo – e não apenas retoques superficiais para manter a picape minimamente atualizada. Isso porque, após o lançamento do Tera, a Volks finalmente pode deixar um pouco de lado os SUVs e se concentrar em novas picapes.
Há um motivo para isso: a Volkswagen quer tirar a liderança do mercado brasileiro das mãos da Fiat. Se do lado dos carros de passeio, a estratégia está dando certo (336.041 carros vendidos pela Volks em 2024 contra 230.995 da Fiat), a marca alemã ainda patina quando o assunto são os comerciais leves (290.287 da Fiat contra apenas 64.312 da VW).
Para reverter o atual panorama, a Volkswagen precisa dar uma tacada de mestre: uma nova geração da picape Saveiro. E tudo indica que a Nova Saveiro usaria a mesma plataforma do Polo Track e do Tera. A produção em Taubaté (SP) é provável e até mesmo projeções da nova geração já saíram. Nesta reportagem estamos usando a renderização do designer Kleber Silva.
Atualmente, a Volkswagen comercializa em sua linha de comerciais leves somente as picapes Saveiro e Amarok. Em 2024, elas venderam, respectivamente, 56.984 e 7.328 unidades. Somadas, foram 64.312 emplacamentos. Já a Fiat conta com os modelos Strada (144.684), Toro (53.856), Titano (6.223), Fiorino (20.208), Scudo (3.752) e Ducato (2.270) em sua linha comercial. Os números são oficiais da Fenabrave.
A Volkswagen já anunciou que vai produzir uma picape inédita em São José dos Pinhais (PR) no atual ciclo de investimento. Mas será um modelo para brigar diretamente com o Fiat Toro. É uma atualização do antigo projeto Tarok, que subiu e desceu do telhado várias vezes. Internamente, o modelo é conhecido como Projeto Udara.
A base da picape anti-Toro da Volks deve ser a mesma do T-Cross e já se falou que o nome pode ser Therion. Também há rumores de que esta picape estrearia o sistema MQH Hybrid no Brasil e que a suspensão traseira terá eixo rígido e molas semielipticas (como o Fiat Strada), mas nada disso foi confirmado.
A questão é que somente esta nova picape não dará a liderança à Volkswagen se isso significar a morte da atual picape Saveiro. Isso seria quase repetir a estratégia da GM para a nova geração do Chevrolet Montana, que acabou tendo vendas bem modestas ao optar por uma suspensão de automóvel de passeio (eixo de torção). Para ser líder, a Volks precisa manter a Saveiro – e mais, lançar uma Nova Saveiro; nova MESMO.
Quanto à Saveiro, ela já não é uma anti-Strada? Não. A Strada é que é uma anti-Saveiro, mas fez muito mais sucesso. O Volkswagen Saveiro foi lançado no já distante ano de 1982, como picape do Gol. Fez grande sucesso e liderou o mercado… até surgir o Fiat Strada.
A atual geração do Volkswagen Saveiro foi lançada em 2009, baseada no Gol G5. Já ganhou três facelifts e é o único modelo da marca feito no Brasil que não utiliza a plataforma modular MQB, além de ainda ser equipado com o motor 1.6 flex de 116 cv.
Uma possível receita está nas mãos da marca alemã: a boa base MQB-A0 do Polo Track, com estilos externo e interno baseados no novíssimo Tera. Sob o capô, os motores 1.0 TSI de 116 e 128 cv também podem ser competitivos – com opções de câmbio manual ou automático, algo que faz falta na atual Saveiro.
A suspensão também pode utilizar a mesma solução do Fiat Strada, que é conhecida pela robustez e pela capacidade de carga. Preço e porte também teriam que ser semelhantes aos da picape feita em Betim (MG), assim como a oferta de versões, passando da cabine simples à cabine dupla com quatro portas.
Oficialmente, a Volkswagen não confirmou mais uma picape além do inédito modelo que será produzido no Paraná. Mas quem sabe uma nova caminhonete não está no radar da marca alemã? Para conquistar a liderança no mercado brasileiro, a Volks terá que ser tão ousada como a Fiat. Ter três picapes no portfólio faz parte da receita campeã.