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Nova Saveiro: finalmente a Volkswagen terá uma picape anti-Fiat Strada?

A Volkswagen quer a liderança do mercado brasileiro, mas precisa ganhar da Fiat nas vendas de comerciais leves com uma picape anti-Strada

22 mar 2025 - 09h00
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Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Foto: Kleber Silva / Guia do Carro

Está cada vez mais madura a ideia de uma Nova Saveiro dentro da Volkswagen. Mas, desta vez, nova mesmo – e não apenas retoques superficiais para manter a picape minimamente atualizada. Isso porque, após o lançamento do Tera, a Volks finalmente pode deixar um pouco de lado os SUVs e se concentrar em novas picapes.

Há um motivo para isso: a Volkswagen quer tirar a liderança do mercado brasileiro das mãos da Fiat. Se do lado dos carros de passeio, a estratégia está dando certo (336.041 carros vendidos pela Volks em 2024 contra 230.995 da Fiat), a marca alemã ainda patina quando o assunto são os comerciais leves (290.287 da Fiat contra apenas 64.312 da VW).

Para reverter o atual panorama, a Volkswagen precisa dar uma tacada de mestre: uma nova geração da picape Saveiro. E tudo indica que a Nova Saveiro usaria a mesma plataforma do Polo Track e do Tera. A produção em Taubaté (SP) é provável e até mesmo projeções da nova geração já saíram. Nesta reportagem estamos usando a renderização do designer Kleber Silva.

Atualmente, a Volkswagen comercializa em sua linha de comerciais leves somente as picapes Saveiro e Amarok. Em 2024, elas venderam, respectivamente, 56.984 e 7.328 unidades. Somadas, foram 64.312 emplacamentos. Já a Fiat conta com os modelos Strada (144.684), Toro (53.856), Titano (6.223), Fiorino (20.208), Scudo (3.752) e Ducato (2.270) em sua linha comercial. Os números são oficiais da Fenabrave.

Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Foto: Kleber Silva / Guia do Carro

A Volkswagen já anunciou que vai produzir uma picape inédita em São José dos Pinhais (PR) no atual ciclo de investimento. Mas será um modelo para brigar diretamente com o Fiat Toro. É uma atualização do antigo projeto Tarok, que subiu e desceu do telhado várias vezes. Internamente, o modelo é conhecido como Projeto Udara.

A base da picape anti-Toro da Volks deve ser a mesma do T-Cross e já se falou que o nome pode ser Therion. Também há rumores de que esta picape estrearia o sistema MQH Hybrid no Brasil e que a suspensão traseira terá eixo rígido e molas semielipticas (como o Fiat Strada), mas nada disso foi confirmado.

A questão é que somente esta nova picape não dará a liderança à Volkswagen se isso significar a morte da atual picape Saveiro. Isso seria quase repetir a estratégia da GM para a nova geração do Chevrolet Montana, que acabou tendo vendas bem modestas ao optar por uma suspensão de automóvel de passeio (eixo de torção). Para ser líder, a Volks precisa manter a Saveiro – e mais, lançar uma Nova Saveiro; nova MESMO.

Quanto à Saveiro, ela já não é uma anti-Strada? Não. A Strada é que é uma anti-Saveiro, mas fez muito mais sucesso. O Volkswagen Saveiro foi lançado no já distante ano de 1982, como picape do Gol. Fez grande sucesso e liderou o mercado… até surgir o Fiat Strada.

A atual geração do Volkswagen Saveiro foi lançada em 2009, baseada no Gol G5. Já ganhou três facelifts e é o único modelo da marca feito no Brasil que não utiliza a plataforma modular MQB, além de ainda ser equipado com o motor 1.6 flex de 116 cv.

VW Saveiro Extreme 2025
VW Saveiro Extreme 2025
Foto: Divulgação VW

Uma possível receita está nas mãos da marca alemã: a boa base MQB-A0 do Polo Track, com estilos externo e interno baseados no novíssimo Tera. Sob o capô, os motores 1.0 TSI de 116 e 128 cv também podem ser competitivos – com opções de câmbio manual ou automático, algo que faz falta na atual Saveiro.

A suspensão também pode utilizar a mesma solução do Fiat Strada, que é conhecida pela robustez e pela capacidade de carga. Preço e porte também teriam que ser semelhantes aos da picape feita em Betim (MG), assim como a oferta de versões, passando da cabine simples à cabine dupla com quatro portas. 

Oficialmente, a Volkswagen não confirmou mais uma picape além do inédito modelo que será produzido no Paraná. Mas quem sabe uma nova caminhonete não está no radar da marca alemã? Para conquistar a liderança no mercado brasileiro, a Volks terá que ser tão ousada como a Fiat. Ter três picapes no portfólio faz parte da receita campeã.

Guia do Carro
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