Nova tabela de redução de preços dos carros com novo IPI
Bright Consulting divulga nova tabela com todas as reduções de preço possíveis com a adoção do IPI reduzido em 35% no Brasil
Na última sexta-feira (29), o Governo Federal ampliou a redução da alíquota de IPI para 35% para produtos industrializados em geral. No caso dos automóveis, a nova redução atinge apenas picapes e chassi-cabine de veículos com peso bruto total até 5 toneladas, além de carros híbridos e híbridos plug-in com motores a diesel. Com base na leitura do decreto, a Bright Consulting – especializada em análise da indústria automobilística – preparou e divulgou uma tabela com a redução aplicável nos veículos leves.
TABELA IPI GASOLINA E FLEX
SEGMENTO | ERA | ERA | SERÁ | SERÁ | PREÇO | PREÇO |
Ciclo Otto | GAS | FLEX | GAS | FLEX | GAS | FLEX |
Até 1.0 | 7 | 7 | 5,705 | 5,705 | -1,21% | -1,21% |
De 1.1 até 2.0 | 13 | 11 | 10,595 | 8,965 | -2,13% | -1,83% |
Acima de 2.0 | 25 | 18 | 20,375 | 14,67 | -3,70% | -2,82% |
Passageiros > 6m3 | 8 | 8 | 6,52 | 6,52 | -1,37% | -1,37% |
Picapes | 8 | 8 | 5,2 | 5,2 | -2,59% | -2,59% |
TABELA IPI DIESEL
SEGMENTO | ERA | SERÁ | PREÇO |
Ciclo Diesel | Diesel | Diesel | Diesel |
Picapes Carga > 1t | 8 | 5,2 | -2,59% |
Off-road | 15 | 12,23 | -2,41% |
TABELA IPI HÍBRIDOS E PLUG-IN
SEGMENTO | ERA | ERA | ERA | SERÁ | SERÁ | SERÁ | PREÇO | PREÇO | PREÇO |
Eficiência Energética (MJ/km) | Até 1400 kg | 1400 a 1700 kg | Mais de 1700 kg | Até 1400 kg | 1400 a 1700 kg | Mais de 1700 kg | Até 1400 kg | 1400 a 1700 kg | Mais de 1700 kg |
Até 1,10 Gas | 9 | 10 | 11 | 7,335 | 8,15 | 8,965 | -1,53% | -1,68% | -1,83% |
Até 1,10 Flex | 7 | 8 | 9 | 5,335 | 6,15 | 6,965 | -1,56% | -1,71% | -1,87% |
De 1,10 até 1,68 Gas | 12 | 13 | 15 | 9,78 | 10,595 | 12,225 | -1,98% | -2,13% | -2,41% |
De 1,10 até 1,68 Flex | 10 | 11 | 13 | 7,78 | 8,595 | 10,225 | -2,02% | -2,17% | -2,46% |
Acima de 1,68 Gas | 17 | 19 | 20 | 13,855 | 15,485 | 16,3 | -2,69% | -2,95% | -3,08% |
Acima de 1,68 Flex | 15 | 17 | 18 | 11,855 | 13,485 | 14,3 | -2,73% | -3,00% | -3,14% |
TABELA IPI ELÉTRICOS
SEGMENTO | ERA | ERA | ERA | SERÁ | SERÁ | SERÁ | PREÇO | PREÇO | PREÇO |
Eficiência Energética (MJ/km) | Até 1400 kg | 1400 a 1700 kg | Mais de 1700 kg | Até 1400 kg | 1400 a 1700 kg | Mais de 1700 kg | Até 1400 kg | 1400 a 1700 kg | Mais de 1700 kg |
Até 0,66 | 7 | 8 | 9 | 5,705 | 6,52 | 7,335 | -1,21% | -1,37% | -1,53% |
De 0,66 até 1,35 | 10 | 12 | 14 | 8,15 | 9,78 | 11,41 | -1,68% | -1,98% | -2,27% |
Acima de 1,35 | 14 | 16 | 18 | 11,41 | 13,04 | 14,67 | -2,27% | -2,55% | -2,82% |
“Outra mudança consistiu no arredondamento de alíquotas em duas casas decimais. A alíquota para picapes era de 8% antes do Decreto 10.979 e foi a 6,52% depois dele. Com esta alíquota, o preço desses veículos poderá ser reduzido em 1,2 pontos percentuais adicionais, se toda a redução de IPI for aplicada ao preço e não houver outras variações no período”, afirma o consultor Cassio Pagliarini, da Bright.
Além das novas alíquotas, uma adição importante foi a consideração na tabela de IPI de veículos híbridos e híbridos plug-in com motorização diesel. Antes tratados de forma genérica, agora valerá a mesma alíquota de 5,2% das picapes também para os modelos híbridos e híbridos plug-in com motores a diesel.
Essa alíquota é única e menor que as alíquotas para híbridos, qualquer que seja o peso e a eficiência energética. Portanto a redução de 35% de IPI falada nos noticiários e redes sociais está concentrada nas picapes com peso bruto total até 5 toneladas. Para os outros veículos, nada muda.