Nova Volkswagen Amarok 2023 ganha data de lançamento
Derivada da nova Ford Ranger, nova geração da picape Volkswagen Amarok vai estrear novo motor V6 e será revelada no dia 7 de julho
Falta pouco para conhecermos a nova Volkswagen Amarok. Depois de divulgar inúmeros teasers e fotos do modelo em testes, a montadora alemã confirmou nesta terça-feira (17) que a nova geração da picape será revelada oficialmente no dia 7 de julho. Com design totalmente renovado e proposta premium, a nova Volkswagen Amarok promete ser mais do que uma Ford Ranger com cara diferente.
Apesar disso, o design da nova Amarok já não é um mistério. Isso porque a Volkswagen já divulgou nos últimos meses alguns esboços e renderizações da nova picape média, além de fotos de modelos reais em testes, ainda com camuflagem. A nova geração da picape Amarok terá design inspirado nos SUVs da marca alemã.
Na dianteira, a nova Amarok contará com um desenho de linhas retas, com direito a uma fina linha iluminada que conecta a parte superior dos faróis dianteiros com assinatura visual de LED. Logo abaixo, a área da placa terá uma barra preta, enquanto há um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Juntas, as peças formam uma espécie de “X”, semelhante ao adotado no Taos.
Já na lateral, os para-lamas da nova Amarok terão linhas musculosas, e também há uma linha marcante que surge nos faróis e segue até o contorno das janelas de trás. As rodas serão de até 21’’. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED que invadem a lateral. Com formato reto, elas contam com assinatura visual em formato de “C”. Assim como na nova Ford Ranger, a tampa da caçamba traz o nome do modelo escrito em baixo relevo.
Por dentro, a nova Amarok apostará em um acabamento mais refinado do que o modelo atual. Dentre as novidades, a nova Amarok vai receber diversos elementos já utilizados pelos carros da Volkswagen, como o volante utilizado pelo Nivus, e o painel de instrumentos Active Info Display. Assim como na nova Ranger, a central multimídia terá tela de orientação vertical.
Sob o capô, a nova Amarok terá ao menos um motor a gasolina e até quatro opções de motores a diesel, com quatro ou seis cilindros e cilindrada de 2.0 a 3.0 litros. Dentre as opções, uma delas será um novo motor V6 turbodiesel mais potente do que o atual 3.0 de 258 cv e 580 Nm de torque. O que ainda não se sabe é se esse novo motor tem origem Volkswagen ou Ford.
Dentre as opções de transmissão, a nova Amarok também deve contar com opções de câmbio manual de 6 marchas, além de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas. Também são esperados novos recursos de conectividade, conforto e de segurança, com destaque para sistemas de assistência ao condutor. A nova picape terá versões com cabine simples ou dupla.
Além disso, a Volkswagen também já divulgou algumas informações técnicas a respeito da nova Amarok. De acordo com a montadora alemã, a nova geração da picape mede 5,35 m de comprimento, 10 cm a mais. O entre-eixos será de 3,27 m, com um aumento de 17,5 cm. Segundo a marca, o ganho em dimensões se traduz em mais espaço para as pernas dos passageiros na segunda fileira de assentos.
A capacidade de carga da nova Amarok será de até 1.200 kg, e a picape poderá puxar reboques de até 3.500 kg. Apesar do aumento do entre-eixos, a Volkswagen destaca que os balanços dianteiro e traseiro serão menores do que os do modelo atual, o que auxilia na capacidade off-road da picape, melhorando os ângulos de entrada e de saída. A nova Amarok também terá versões com tração 4x2 traseira ou 4x4 – integral ou permanente – na Europa.
Por fim, a Volkswagen revelou que a nova Amarok terá ao menos cinco versões: a opção de entrada se chamará apenas Amarok, e será seguida pelas opções Life, Style, e as inéditas opções topo de linha PanAmericana e Aventura. As duas últimas terão visual diferenciado, sendo a primeira delas com foco Off-Road e a segunda com design esportivo e urbano.
Apesar disso, a nova Volkswagen Amarok não deve chegar ao Brasil. Isso porque a nova geração da picape alemã só será produzida na África do Sul, o que inviabilizaria a importação da nova Amarok ao Brasil a preços competitivos. Em seu lugar, a Volkswagen vai investir US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para renovar a atual geração feita em General Pacheco (Argentina), que terá novidades em design, segurança e tecnologia para seguir mais alguns anos no mercado latino.