Nova Volkswagen Amarok 2023 terá faróis inteligentes de LED
Prevista para julho, nova geração da picape Volkswagen Amarok terá plataforma de Ford Ranger e faróis IQ.Light com tecnologia LED Matrix
Cada vez mais perto do lançamento, a nova Volkswagen Amarok teve mais detalhes revelados nesta semana. Dessa vez, a montadora alemã divulgou em suas redes sociais que a nova geração da picape média será equipada com faróis IQ.Light com tecnologia LED Matrix. Prevista para ser revelada oficialmente no dia 7 de julho, a nova Volkswagen Amarok terá design totalmente renovado e plataforma de Ford Ranger.
No teaser divulgado pela Volkswagen, é possível ver apenas a assinatura visual em LED dos faróis da picape, que aparece em silhueta escurecida. Além de oferecer capacidade luminosa superior – em torno de 900 lúmens, contra 450 lúmens em faróis convencionais – a tecnologia IQ.Light também se adapta às condições de tráfego e pista, com ajustes automáticos de facho de luz sem ofuscar outros motoristas.
No Brasil, essa tecnologia já é oferecida no Taos, e pode ser uma das novidades dos novos Polo e Virtus, que serão apresentados ainda este ano. No caso da picape Amarok, os faróis IQ.Light equiparão apenas as versões mais caras do modelo. Já as opções de entrada devem contar com faróis de LED mais simples. A nova picape medirá 5,35 m de comprimento, com entre-eixos de 3,27 m. A capacidade de carga da nova Amarok será de até 1.200 kg.
A nova geração da Amarok terá design inspirado nos SUVs da marca alemã. Na dianteira, a nova picape contará com um desenho de linhas retas, com direito a uma fina linha iluminada que conecta a parte superior dos faróis dianteiros. Logo abaixo, há um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED que invadem a lateral.
Por dentro, a nova Amarok apostará em um acabamento mais refinado do que o modelo atual. Dentre as novidades, a nova Amarok vai receber diversos elementos já utilizados pelos carros da Volkswagen, como o volante utilizado pelo Nivus, e o painel de instrumentos Active Info Display. Assim como na nova Ranger, a central multimídia terá tela de orientação vertical.
Sob o capô, a nova Amarok terá opções de motor a gasolina e a diesel. Um deles será um novo motor V6 turbodiesel mais potente do que o atual 3.0 de 258 cv e 580 Nm de torque. Dentre as opções de transmissão, a nova Amarok também deve contar com opções de câmbio manual de 6 marchas, além de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas. A tração será 4x2 ou nas quatro rodas com funções 4x2 e 4x4 reduzida.
Além disso, a Volkswagen revelou que a nova Amarok terá ao menos cinco versões: a opção de entrada se chamará apenas Amarok, e será seguida pelas opções Life, Style, e as inéditas opções topo de linha PanAmericana e Aventura. As duas últimas terão visual diferenciado, sendo a primeira delas com foco off-road e a segunda com design esportivo e urbano.
Apesar disso, a nova Volkswagen Amarok não deve chegar ao Brasil. Isso porque a nova geração da picape alemã só será produzida na África do Sul, o que inviabiliza a importação da nova Amarok ao país a preços competitivos. Em seu lugar, a Volkswagen vai investir US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para renovar a atual geração feita em General Pacheco (Argentina), que terá novidades em design, segurança e tecnologia para seguir mais alguns anos no continente sul-americano.