Novata Rivian, a Tesla das picapes, vira dilema para F-150 elétrica
Picape elétrica Rivian R1T derruba vendas da F-150 Lightning, obriga Ford a reduzir o preço e projeta virada histórica nos EUA
A Ford tem sido surpreendida nos últimos meses com o sucesso da novata picape elétrica Rivian R1T. “O aclamado F-150 Lightning foi superado pelo R1T da Rivian, uma startup que vendeu seu primeiro veículo há apenas dois anos”, escreveu o jornalista Tom Randall no Bloomberg Linea.
Muito mais do que uma vitória na disputa por posições, o que está acontecendo nos Estados Unidos pode ser o início de uma virada histórica. É crescente o interesse dos americanos por picapes elétricas, mas as montadoras tradicionais – Ford, GM e Stellantis – estão com dificuldades para ganhar dinheiro com elas.
Devido ao crescimento da Rivian, que é a Tesla das picapes, a Ford foi obrigada a baixar o preço da F-150 Lightning (elétrica) em US$ 10 mil. Pior: o CEO Jim Farley reduziu as metas de produção até 2026 e disse que a Ford vai perder US$ 4,5 bilhões em veículos elétricos somente este ano.
O Ford F-150 Lightning deve terminar o ano com 70 mil vendas, mas a versão elétrica representa apenas 3% do mix da F-150. Os modelos a combustão continuam vendendo muito e sendo extremamente lucrativos. Mas o planeta tem pressa na descarbonização e a Ford sabe que não pode ser a vilã da história.
Tanto que as vendas do Ford Mustang Mach-E vão muito bem. Entretanto, picapes são o motor da indústria automobilística dos EUA. E a Ford não é a única que sofre. O primeiro trimestre de comercialização do Chevrolet Silverado EV foi pífio, com apenas 18 vendas. O Ram 1500 EV, da Stellantis, está um ano atrasado, segundo o Bloomberg Linea.
Para piorar, em breve o Rivian R1T não será o único modelo elétrico a desafiar o poder de produção das picapes Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV. Depois de muito atraso, o Tesla Cybertruck está quase pronto para o lançamento.
Segundo o Bloomberg Linea, 37% dos clientes da Tesla desejam comprar uma picape elétrica. Mas não foram nem para a F-150 Lightning nem para a Silverado EV. Aguardam a Cybertruck.
A Tesla tem apenas 5% do total de vendas de automóveis dos Estados Unidos. Mas, desde o lançamento do Model 3, em 2018, a Tesla passou de 35% para 61% de todos os veículos elétricos vendidos na história do país. O Tesla Model Y é favorito para se transformar no carro mais vendido do mundo este ano.
Tom Randall afirma em seu artigo que as montadoras tradicionais se acostumaram a montar carros com peças que outras empresas construíam. Mas a Tesla e a BYD, por exemplo, pensam diferente. A BYD começou construindo baterias para celulares e depois para ônibus. Hoje tem vantagem competitiva perante todas as outras montadoras que estão na China.
A BYD só tomou a liderança da Volkswagen, entretanto, quando desistiu dos veículos a combustão e passou a se dedicar exclusivamente em carros elétricos e híbridos plug-in. Isso é impossível para uma Volkswagen, para uma Ford e para uma GM, neste momento.
Por essas e outras, enquanto o Tesla Cybertuck não vem, o atrevido Rivian R1T vai comendo pelas beiradas as fatias de mercado que deveriam estar sendo devoradas pelo Ford F-150 Lightning.