Novo A3 chega em maio e briga com Mercedes, BMW e Citroën
Mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, a nova geração do Audi A3 tem chegada ao mercado brasileiro prevista para maio na versão duas portas e junho na quatro portas
Mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, a nova geração do Audi A3 tem chegada ao mercado brasileiro prevista para maio na versão duas portas e junho na quatro portas, ambas com motor 1.8 l e câmbio automático. Será um período interessante para ver como o mercado premium de compactos vai reagir a essa novidade e a outra que chega mais ou menos ao mesmo tempo: o novo Mercedes-Benz Classe A. Os dois vão encarar ainda BMW Série 1 e Citroën DS3 para ver quem oferece mais (conforto e esportividade), por menos (preço e consumo).
Para vencer os concorrentes, a Audi aposta em motores menores e mais eficientes, que garantem desempenho praticamente no mesmo nível do atual 2.0 l, que sairá do mercado. O novo propulsor turbo de 1.8 l desenvolve apenas 20 cavalos de potência a menos (180 ante 200) e leva a nova versão de zero a 100 km/h em 7s2, enquanto o modelo atual atinge a mesma velocidade em 6s8, segundo a fabricante. Porém, o consumo médio combinado com gasolina (estrada e cidade) foi de 13,9 km/l para excelentes 18 km/l.
O que ajuda a ampliar a autonomia do novo A3 é o sistema start-stop, que será oferecido pela primeira vez pela Audi no Brasil. Basta parar em um cruzamento ou no semáforo para que a tecnologia desligue o motor, que fica “dormente”, mas acorda instantaneamente com um leve toque no acelerador. Além disso, a recuperação de energia dos freios carrega uma bateria ligada diretamente ao alternador, economizando mais gasolina. Tudo isto é acompanhado ainda de câmbio S Tronic de sete velocidades, com dupla embreagem.
Em um rápido percurso realizado em Munique, na Alemanha, o A3 mostrou que não ficou mais “manso” com a redução de motor. No modo de direção “Dinâmico”, o câmbio S Tronic faz trocas em rotações mais elevadas, quase no limite, proporcionando uma aceleração rápida e sem solavancos, enquanto a suspensão fica mais dura. Caso não queira ser mais um “nervosinho” nas ruas, é só mudar o tipo de direção por meio de um botão no console central: ainda estão disponíveis Conforto, Auto, Individual ou Eficiência.
Os bancos e o acabamento em couro no volante e manopla estão de acordo com a proposta esportiva. O novo A3 ainda conta ar-condicionado automático de duas zonas, faróis bixenônio com luzes diurnas em LED contínuo, airbags frontais para motorista e passageiro, para o joelho do condutor e laterais dianteiros de cabeça. Do modelo testado, não deve ser de série no Brasil o ACC (Adaptative Cruise Control) e o sistema de navegação.
O preço ainda não está definido, mas deve ficar no mesmo patamar do atual, oferecido a partir de R$ 110 mil. A versão com motor 1.4 l, que será a opção de entrada, deve chegar ao Brasil apenas alguns meses depois e pode ficar mais perto dos R$ 100 mil – mesma faixa em que a Mercedes deve posicionar o novo Classe A e onde já está o BMW 118i (R$ 106.950).
O jornalista viajou a convite da Audi.