Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Audi A6 e-tron estreia 100% elétrico e tem até 550 cv

Revelada na Europa nas carrocerias Sportback e perua Avant, nova geração do Audi A6 tem visual polêmico e terá apenas motores elétricos

31 jul 2024 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Audi A6 e-tron
Novo Audi A6 e-tron
Foto: Audi/Divulgação

A Audi está cada vez mais elétrica. A montadora alemã revelou nesta quarta-feira, 31, a nova geração do A6, que agora é 100% elétrica. Chegando ao mercado europeu nas carrocerias Sportback e perua Avant, o novo Audi A6 e-tron é feito sobre a nova plataforma modular PPE e tem até 550 cv na versão esportiva S6 e-tron. A versão superesportiva RS6 deve ser revelada nos próximos meses.

O novo Audi A6 segue a nova regra de nomenclatura da marca alemã. Os próximos lançamentos da marca alemã com números pares serão de carros 100% elétricos. Já os números ímpares serão de carros a combustão ou híbridos. Ou seja, assim como o novo A5 é um carro a combustão e substituiu o antigo A4, o novo A6 terá apenas versões elétricas.

Novo Audi S6 e-tron
Novo Audi S6 e-tron
Foto: Audi/Divulgação

Por fora, o visual traz elementos dos lançamentos mais recentes da Audi, como o SUV elétrico Q6 e-tron, modelo com o qual o novo Audi A6 compartilha a plataforma Premium Platform Electric (PPE).  Na dianteira, os faróis – que contam com a tecnologia OLED nas versões topo de linha – trazem um polêmico formato bipartido, com as luzes diurnas na parte superior.

Logo abaixo, os faróis principais são integrados ao para-choque frontal, que tem um aplique em black piano. As entradas de ar também são maiores, e também contam com detalhes na cor prata ou black piano, dependendo da versão. A grade frontal tem design fechado e traz a mesma cor da carroceria, assim como o Audi e-tron GT.

Novo Audi A6 e-tron
Novo Audi A6 e-tron
Foto: Audi/Divulgação

Na lateral, as rodas variam entre 19" e 21". As linhas são minimalistas, com destaque para  parte inferior das portas e acima das caixas de roda. Já as maçanetas são embutidas na carroceria, como no novo Audi A5. O foco na aerodinâmica é visível, com um coeficiente de apenas 0,21 cx para a versão Sportback e de 0,24 cx para a perua Avant.

Até por isso, o modelo perdeu a carroceria sedã tradicional, passando a adotar um estilo mais cupê, que lembra os modelos EQ da Mercedes. Outro detalhe interessante são as câmeras no lugar dos retrovisores, recurso oferecido como opcional. Na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e trazem diferentes opções de assinatura visual. 

Novo Audi S6 Avant e-tron
Novo Audi S6 Avant e-tron
Foto: Audi/Divulgação

Outro detalhe interessante é o logotipo da Audi, que também é iluminado, dependendo da versão. Na versão S6 e S6 Avant, o visual conta com detalhes esportivos e acabamento escurecido. No interior, o novo Audi A6 não lembra em nada a antiga geração, e tem como inspiração o SUV Q6 e-tron. 

Com isso, o destaque fica para a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay, e a novíssima terceira tela de 10,9", que fica à frente do banco do passageiro. O painel digital tem tela de 11,9", todas as três com displays de OLED. O acabamento conta com materiais emborrachados e peças em black piano.

Novo Audi A6 e-tron
Novo Audi A6 e-tron
Foto: Audi/Divulgação

Outro detalhe interessante são as telas que exibem as imagens do retrovisor, que ficam em posição acima do que é visto no irmão maior Q8 e-tron. Ainda há uma opção de teto panorâmico com a tecnologia Smart Glass, que escurece ou clareia sem a necessidade de uma cortina interna, além de sistema de som premium Bang & Olufsen 3D e sistema com integração ao Chat GPT e recursos de condução semi autônoma inteligente, como o ACC e park assist.

Em relação à motorização, os novos Audi A6 Sportback e A6 Avant terão apenas opções elétricas. Com isso, há versões com um ou dois motores elétricos, com potências entre 367 cv e 504 cv – esta última na variante esportiva S6, com função de largada que eleva a potência para 550 cv. A tração varia entre traseira ou integral, dependendo da versão.

Novo Audi A6 Avant e-tron
Novo Audi A6 Avant e-tron
Foto: Audi/Divulgação

O desempenho é muito bom. Com exceção da versão esportiva S6 – que vai até 240 km/h – todas as outras configurações têm a velocidade máxima limitada a 210 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h varia de 3,9 segundos (S6) até 6,0 segundos (A6 e-tron). Futuramente, o novo Audi A6 deve ganhar outras versões, incluindo a superesportiva RS6.

O alcance no ciclo WLTP varia entre excelentes 610 km e 750 km, o suficiente para viagens de média e longa distância. O novo Audi A6 também suporta carregamento rápido de até 210 kW, permitindo recarregar a bateria de 10% a 80% em apenas 21 minutos, o que permite recuperar cerca de 310 km em cerca de 10 minutos.

Os novos Audi A6 e A6 Avant chegarão ao mercado europeu até o fim deste ano, pouco depois do novo A5. Os preços ainda não foram divulgados. O novo Audi A6 também não teve o lançamento confirmado no Brasil. No país, o modelo é oferecido atualmente apenas na versão perua RS6, que oferece 630 cv e custa R$ 1.249.990.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade