Novo Audi Q5 tem visual atualizado e três tipos de motor
Atualizações no design, mais equipamentos e sistema híbrido-leve são destaques no novo Audi Q5, que deve chegar ao Brasil no próximo ano
Conforme prometido, a Audi lançou, nesta semana, a nova geração do Q5. O SUV da marca alemã chegou renovado por fora e por dentro, com motorização híbrida-leve, novas tecnologias e preços a partir de 52.300 euros (R$ 352 mil, na conversão direta).
Na Europa e nos Estados Unidos, estreia no ano que vem. No Brasil, portanto, deve chegar um pouco depois- aposta-se no segundo semestre de 2025. A configuração SUV-cupê, Sportback, no entanto, fica para um segundo momento.
Com base na plataforma Premium Platform Combustion (PPC), o SUV de terceira geração recebeu ajustes na suspensão e na direção. Contudo, o grande destaque é a motorização que será sempre híbrida-leve, com bateria de 1,7 kWh e um motor elétrico de 24 cv e 23,4 kgfm de torque.
Na gama, há desde o motor 2.0 TDI (turbodiesel) de 204 cv, até motores movidos a gasolina. São eles, o 2.0 TFSI, também com 204 cv, e o 3.0 V6 TFSI, com 367 cv - este último, voltado ao SQ5.
Todos são aliados ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. A tração se divide em integral e dianteira, dependendo da configuração.
Além disso, o plano da Audi é lançar uma versão híbrida plug-in no ano que vem. Tem como base o motor 2.0 a gasolina e, em potência, promete mais de 300 cv. A autonomia elétrica, por fim, superará 80 km.
Visual e interior
O concorrente de BMW X3 e Mercedes-Benz GLC tem design totalmente diferente. Agora, conforme os flagras e teasers já haviam antecipado, o modelo tem faróis (Matrix LED) mais estreitos, grade remodelada e lanternas (OLED e com gráficos personalizados) que ocupam a traseira de uma ponta a outra.
Em medidas, tem 4,72 metros de comprimento (3,5 centímetros a mais que antes), 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Porta-malas vai de 520 litros a 1.473 l. As rodas, por fim, medem entre 17" e 21".
Por dentro, o novo Q5 tem tela curva de OLED que engloba quadro de instrumentos (11,9") e central multimídia (14,5"). Tem, ainda, tela opcional de 10,9" para o passageiro dianteiro. O modelo usa o sistema de multimídia Android Automotive OS como sistema operacional e, desse modo, alguns programas operam independentemente de conexão com o celular.
Opcionalmente, o novo Audi Q5 tem sistema de som Bang & Olufsen Premium Sound System, com amplificador, 16 alto-falantes e 685 watts de potência.