Novo Audi Q8 teve mudanças pontuais, mas acertou em todas elas
Primeiras impressões: novo Audi Q8 chega ao Brasil de cara nova e apostando em seus pontos mais fortes para encarar rivais; já dirigimos
O novo Audi Q8 2025 teve mudanças pontuais em seu facelift de meio ciclo de vida, mas foi cirúrgico ao apostar em itens estéticos que resgatam o DNA purista e sóbrio da marca e em componentes que impactam diretamente as funcionalidades do carro. O SUV cupê já está disponível nas concessionárias pelo valor de R$ 774.990.
Dentre as mudanças do Q8 2025, destacam-se faróis digitais Matrix HD com luz laser disponível, que pode ser adquirido como opcional por R$ 26.000. O SUV também teve mudanças na grade dianteira e tanto os faróis como as lanternas ganharam quatro opções de assinaturas, que podem ser alternadas através da multimídia. O modelo também ganhou novas rodas e suspensão a ar com regulagem de altura.
Embora o Audi Q8 seja um carro muito desejado, e que está ainda melhor depois do facelift, a sua vida não é fácil já que tem como principal concorrente o BMW X6. Além, de Porsche Cayenne e Mercedes-Benz GLE Coupé para fazer companhia. Sem mais delongas, vamos conversar de todos os detalhes do novo Q8 para conhecer suas armas contra os rivais.
Design purista
O Audi Q8 a cada renovação ganha um visual ainda mais interessante, que faz os aficionados por carros vibrarem ainda mais quando cruzam com um pelas estradas. No seu facelift de meio ciclo de vida, a marca apostou em um design mais purista, que se faz evidente através dos contornos e linhas bem definidos e a ausência de ornamentações.
Na dianteira todos os elementos são em preto brilhante, o que trouxe ainda mais sofisticação para o seu design. A grade singleframe foi redesenhada e exibe um visual octagonal e com gomos. Outra característica que merece destaque é que a grade se integra aos faróis criando uma estética ainda mais marcante e envolvente.
E falando em faróis, eles contam com a tecnologia LED Matrix, e pela primeira vez o Q8 tem como opcional a luz laser que se torna ativa em velocidades acima de 70 km/h, aumentando significativamente o alcance do farol alto. Vale a pena citar que no quesito iluminação, a Audi sempre esteve vários passos à frente de suas concorrentes. Isso é tão importante para a marca que se tornou uma parte fundamental do seu DNA.
Outro ponto alto relacionado aos faróis, é que ao optar pela iluminação a laser, os faróis ganham quatro opções de assinatura. Através da central multimídia o motorista pode escolher a assinatura que mais lhe agrada.
Os para-choques também foram levemente redesenhados e as entradas de ar estão mais amplas. Na lateral, chama atenção o caimento do teto, que faz do Q8 um SUV cupê e as enormes rodas de 23 polegadas, as maiores do segmento e que também ganharam um novo visual. Os pneus são 285/35.
Na traseira, as lanternas são interligadas uma à outra através de um faixa luminosa, contam com tecnologia OLED e também têm quatro opções de assinatura, que podem ser selecionadas através da multimídia, assim como as assinaturas dos faróis.
O Audi Q8 já é um carro imponente pelas suas medidas avantajadas. Mas é o design purista adotado nesse facelift que fizeram dele um carro ainda mais marcante, com a sofisticação que exigimos de um Audi e a esportividade que esperamos de um Q8.
Ótimo espaço para até 4 pessoas
Estamos falando de um SUV de dimensões generosas, o que quer dizer que você pode presumir que o seu interior dispõe de um bom espaço interno, só que para quatro pessoas. Então, vamos começar nossas considerações pela segunda fileira de bancos. Uma pessoa de até 1,85 m de altura terá espaço suficiente para uma viagem confortável. Mesmo que o banco do motorista ou passageiro esteja regulado para uma pessoa da mesma altura.
O espaço da segunda fileira seria ótimo para os três passageiros, se não fosse o túnel central tão elevado e largo. Uma pessoa menor, pode viajar com os pés em cima do túnel, mas ficará com as pernas dobradas. Uma pessoa maior, pode colocar um pé em cada lateral do túnel, mas terá o desconforto de viajar com as pernas separadas. Além disso, nas costas do passageiro do meio está o apoio de braço, que não conta com a curvatura dos bancos laterais e tem um material mais rígido, o que também diminui o conforto das costas. Mas com apenas quatro ocupantes no habitáculo o conforto é indiscutível.
Vale citar ainda que as saídas de ar-condicionado nas colunas ‘B’ aumentam significativamente o conforto de quem vai na segunda fileira, pois ajudam a refrigeram o ambiente com mais rapidez e deixar quem vai atrás com uma temperatura muito mais equilibrada em todos os cantos do carro já que não precisa contar apenas com as saídas centrais. Inclusive, o ar-condicionado é de quatro zonas, e os passageiros traseiros podem regular tanto a intensidade quanto a temperatura através dos controles digitais atrás do console.
Antes de partir para o porta-malas, não podemos deixar passar despercebidos o porta-revistas com aquela rede tão comum em carros populares. O porquê de a Audi não ter optado por um porta-revistas em couro ou em um material mais sofisticado é algo que foge a compreensão. Já que não podemos dizer que se trata de uma questão de custo, pois estamos falando de um carro de R$ 774.990. Mas digamos que isso é um pouco de preciosismo da nossa parte, pois não é a rede do portas revistas que te fará de desistir de ter um Q8.
Agora já podemos falar do porta-malas, que conta com tecnologia de “mãos livres”, basta passar o pé próximo ao sensor que se encontra embaixo do para-choque traseiro e porta-malas abrirá automaticamente. São 605 litros de espaço para bagagens, e com os bancos traseiros rebatidos o espaço para incríveis 1.775 litros.
Dimensões Audi Q8: 4.992 mm de comprimento, 2.998 mm de entre-eixos, 2.190 mm de largura, 1.697 mm de altura, 605 litros de porta-malas ou 1.775 litros com a segunda fileira de banco rebatida e 85 litros de tanque de combustível.
Desempenho empolgante
Antes de pisarmos no acelerador, vamos falar um pouco sobre a agradável experiência de estar no banco no motorista mesmo com o carro estacionado. Então, que que não começar pelos assentos? Os bancos são robustos, com abas largas no encosto e abas mais altas no assento para aumentar o conforto do motorista e passageiro. O acabamento é em couro Valcona e conta com costuras contrastantes e cinza claro com pontos em cinza escuro.
O interior segue a linha estética da marca exibindo um visual mais sóbrio, com muito cinza e preto e apenas alguns detalhes cromados. O console central se integra ao painel através da tela do controle do ar-condicionado, que merece ser elogiada, pois ela consegue agradar gregos e troianos.
Os gregos são os consumidores que necessitam e não abrem mão dos botões físicos, os troianos são aqueles que gostam de tudo touch, digital. E como ela conseguiu isso? Apesar dos controles serem através da tela, é preciso pressionar as funções como se fossem um botão físico. E por que isso é tão legal? Porque diminui os erros. Quando o motorista está tentando controlar o ar-condicionado enquanto passa por uma lombada, as chances de a mão escorregar e selecionar a função errada são grandes, por isso ao precisar pressionar a função é muito mais eficaz. O carregador por indução fica escondido no embaixo do apoio de braço.
Agora vamos falar do painel, que é 10/10! Durante toda a nossa conversa até aqui deu para perceber como a Audi tem adotado cada vez mais um design com os componentes integrados. E no painel esse conceito se faz muito presente, o que traz muita sofisticação para o carro, mas também um forte apelo tecnológico. E o interior ainda conta com um jogo de luz com 30 opções de cores.
A central multimídia é interligada ao painel que usa o mesmo material da tela, o que dá uma ótima sensação de amplitude. As saídas de ar-condicionado cortam todo o painel. Embora, as saídas realmente funcionais se restrinjam as laterais e a parte mais central. Essa continuidade de todos os componentes deixa a estética do Q8 em um patamar muito mais elevado. E esse é um dos pontos mais legais quando falamos da linha de design da Audi, pois ela consegue entregar estética e funcionalidade. Agora bora acelerar.
Os dados técnicos primeiro: o Audi Q8 é equipado com o já conhecido motor 3.0 TFSI que entrega 340 cv de potência entre 5.000 e 6.400 rpm e 500 Nm de torque entre 1.370 e 4.500 rpm. Para ir de 0 a 100 km/h ele precisa de 5,6 segundos e pode chegar até 210 km/h.
De forma bem objetiva podemos dizer que o Q8 é um carro demasiadamente empolgante de guiar, mas ele não vai te tirar o fôlego (o E-Tron tira o fôlego). O Q8, assim como outros carros da Audi tem uma coisa que conquista quando você o guia, nem que seja por cinco minutos. A combinação da suspensão, direção e transmissão entregam uma performance única.
De todos os atributos de um Audi, me atrevo a dizer que a dirigibilidade é que tem mais potencial para fisgar o cliente. Não dá para esquecer a sensação de guiar um Audi. E quando falamos de um Audi de 340 cv a experiência é ainda melhor.
Outra função excepcional do Q8 é o ajuste de suspensão, que permite ao motorista regular a altura para até - 30 mm para uma direção mais dinâmica e emocionante, ou elevar a suspensão para até + 60 mm, que faz muito sentido em uma estrada de terra ou uma via esburacada.
Ele também conta com todos os assistentes de direção: assistente de troca de faixa e trafego traseiro, sensores Audi Pre Sente dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo com assistente ativo de faixa e assistente de emergência, aviso de saída do veículo, assistente de estacionamento com sensores dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego e câmera 360º.
Também vale lembrar que o Audi Q8 é um híbrido leve, ele conta com baterias de íons de lítio e um alternador de correia de partida (BAS), que fornece energia ao sistema elétrico principal de 48V. O que ajuda a oferecer uma melhor eficiência energética. Apesar de custar quase R$ 800.000, até os donos de Audi querem economizar com combustível.
Para finalizar, podemos dizer que na nossa experiência com o Q8 ele mostrou muita destreza, alta agilidade em linhas retas e equilíbrio nas curvas. Apesar de ser um carro grande, alto e pesado, ele passou muita segurança em todo o trajeto da São Paulo até São Roque (SP). Grudado no chão e na mão do motorista o tempo todo.
Principais itens de série do novo Audi Q8 2025:
- 2 Entradas USB com função carregamento para área do banco traseiro
- Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags de cabeça
- Acabamento das soleiras das portas em alumínio
- Assistente de troca de faixa e trafego traseiro e exit warning
- Acabamento do painel interno em Alumínio fosco
- Audi pre sense dianteiro
- Apoio de braço dianteiro 7W3 Audi pre sense traseiro
- Apoio lombar com ajustes elétricos para bancos dianteiros
- Câmera 360°
- Ar-condicionado automático de 4 zonas
- Cintos de segurança com sensor de afivelamento
- Audi Drive Select
- Auto Hold
- Banco traseiro rebatível e com ajustes de inclinação e longitudinal
- Diferencial esportivo quattro®
- Bancos dianteiros elétricos e memória para o motorista
- Faróis Full LED Matrix com luz de direção dinâmica
- Bancos dianteiros super-esportivos revestidos couro Valcona
- Cobertura do compartimento de bagagem elétrica
- Lanternas traseiras em OLED com 4 opções de design
- Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automático
- Park assist plus com sensores estacionamento dianteiros e traseiros
- Fechamento das portas servo assistido
- Roda sobressalente
- Keyless Entry/Go
- Sistema de alarme antifurto Kit S line interior
- Sistema de assistência elétrica com bateria de 48V
- Pacote de luz customizável 30 cores
- Sistema de controle da pressão dos pneus (TPMS)
- Porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free
- Sistema de limpadores dos faróis
- Regulagem elétrica do volante
- Triângulo de segurança
- Revestimento do teto em tecido preto
- Sistema ISOFIX e Top Tether para o banco traseiro Áudio & Infotainment
- Sistema Start-Stop 2P2 Soleira do porta-malas em alumínio
- Audi Phone Box Light 0TD Tapetes dianteiros e traseiros
- Audi smartphone interface
- Teto solar elétrico panorâmico
- "Open Sky"
- Audi Virtual Cockpit Plus 1XP-MMI Navegação plus com MMI touch response
- Capa do espelho retrovisor externo em preto
- Suspensão a ar adaptativa
- Rodas de liga-leve 23'' Audi Sport e pneus 285/35
- Kit S line exterior
- Máscara da grade Singleframe em preto brilhante
- Pinças de freio na cor vermelha
- Opcionais
- Farois Digital MATRIX HD com luz laser
- Direção eletromecânica
- Head-up display
- Night Vision Assist
- Capa do retrovisor em carbono