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Novo BMW iX2: maior, melhor (e mais caro); já dirigimos

Primeiras impressões: segunda geração do BMW X2 evolui em novas versões a combustão e elétrica de 313 cv pra se destacar entre os SUVs cupês

4 jul 2024 - 17h01
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Novo BMW iX2
Novo BMW iX2
Foto: BMW/Divulgação

Vendido entre 2018 e 2022 no mercado brasileiro, o BMW X2 quer uma nova chance de brilhar no Brasil. Até por isso, a segunda geração do SUV cupê retorna ao país em duas versões, a X2 xDrive20i M Sport (combustão) e iX2 xDrive30 M Sport (elétrica). Mas será que ele se destaca em relação ao irmão mais velho X1? 

O Guia do Carro já testou os novos BMW X2 e iX2 entre as cidades de Guarulhos (SP) e Campos do Jordão (SP), em um trajeto de mais de 200 km somando as duas versões, que fazem parte das 20 novidades que a BMW e a Mini trarão ainda em 2024 ao Brasil. Os novos BMW X2 e iX2 são produzidos em Regensburg (Alemanha), e não têm previsão de serem feitos no Brasil.

Até por isso, a BMW adotou um posicionamento bem claro em relação ao modelo. Ao contrário do X1 – modelo do qual o novo X2 deriva e com o qual compartilha a plataforma UKAL2 – que tem mais versões e produção local, os novos BMW X2 e iX2 chegam ao país em versões únicas e mais equipadas, sendo um degrau entre o X1 e o X3.

Novo BMW X2
Novo BMW X2
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaobuffon

A ideia, portanto, não é sobrepor os modelos, e sim destacá-los como diferentes opções e patamares. Essa ideia também passou pelas dimensões do novo X2, que cresceu 19,4 cm em comprimento (4,55 m) em relação ao antecessor, 2,1 cm em largura (1,84 m), e 6,4 cm em altura (1,59 m). Já o entre-eixos (2,69 m) ficou 2,2 cm maior.

Graças ao crescimento do modelo, há rumores de que ele vá até mesmo substituir indiretamente o BMW X4, que deve contar apenas com uma versão 100% elétrica na próxima geração. Voltando ao X2, ele é considerado pela BMW um Sports Activity Coupé (SAC) por conta da carroceria com caimento cupê.

Em relação ao design, a BMW tentou dar um aspecto mais robusto ao novo X2, que perdeu o jeitão de hatch "bombado" da geração anterior. Agora, o modelo lembra mais os irmãos maiores X4 e X6, pelo menos nas proporções da carroceria. Ele também se diferencia bem do X1 pelos faróis, para-choques e capô diferentes, além do caimento cupê.

Novo BMW iX2
Novo BMW iX2
Foto: BMW/Divulgação

Visualmente, confesso que não havia simpatizado muito com os novos BMW X2 e iX2 nas primeiras fotos divulgadas na Europa. No entanto, a dupla é bem agradável pessoalmente, apesar deste aspecto ser um ponto mais subjetivo. A grade frontal em formato duplo rim manteve o tamanho convencional, o que deve agradar aos fãs mais ortodoxos da marca.

Ela ainda conta com um contorno em LEDs, um recurso visual que a BMW chama de Iconic Glow. Na versão a combustão, a peça traz design mais aberto e detalhes em formato de diamante, enquanto na elétrica iX2 o acabamento é fechado. As rodas são sempre de 20", mas também contam com design diferente para cada versão. Além disso, todos os BMW X2 e iX2 vendidos no Brasil terão o pacote visual M Sport. 

Na traseira, o teto conta com caimento mais acentuado, e as lanternas de LED invadem a tampa do porta-malas. E por falar nele, a capacidade é de 525 litros (iX2) ou de 560 litros (X2). Logo abaixo, a placa fica abrigada no para-choque, que traz saídas de escapamento apenas na versão a combustão X2.

Novo BMW iX2
Novo BMW iX2
Foto: BMW/Divulgação

O interior é um dos destaques dos novos X2 e iX2. A dupla conta com um painel digital de 10,25" e uma multimídia de 10,7" com Android Auto e Apple CarPlay. Enquanto o painel digital oferece uma boa resolução, os mostradores de velocidade e conta-giros poderiam ter uma visualização um pouco melhor, ainda que o sistema ofereça diferentes opções de layout.

Uma alternativa poderia ser um estilo de visualização inspirado nos antigos BMW, com informações concentradas em mostradores redondos. A central multimídia, no entanto, oferece funções bem intuitivas e rápidas, com o sistema iDrive 9 inteligente e comandos por voz. Ela também oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

No entanto, ao utilizar a navegação integrada, é possível contar com funções de realidade aumentada que facilitam a identificação dos trajetos ao dirigir. O head-up display também conta com algumas indicações de direção, um ponto muito positivo para o trânsito no dia-a-dia. 

Novo BMW X2
Novo BMW X2
Foto: Jason Vogel/Motor 1

O acabamento conta com materiais de boa qualidade, com superfícies emborrachadas e metálicas em todo o painel e parte das portas. Neste ponto, o novo BMW X2 se destaca até mesmo em relação ao X1, ainda que o layout minimalista dos dois SUVs tenha a mesma base. Os bancos são revestidos em couro sintético e são bem confortáveis.

Na parte de trás, o espaço para pernas é bom, e a largura também. No entanto, para algumas pessoas mais altas, o caimento do teto – que é panorâmico e fixo – pode incomodar um pouco. Não se trata, no entanto, de uma falha de projeto, e sim de uma escolha de design. 

Ao volante, há alguns pontos em comum entre os modelos X2 e iX2. A posição de dirigir é excelente, e há uma boa visibilidade, com exceção da traseira. Neste caso, no entanto, há um sistema de câmeras 360º e realidade aumentada. A dinâmica do carro é muito boa, e mesmo com a carroceria mais alta de um SUV, ele faz das curvas um habitat natural, algo que sentimos em trechos do nosso test drive pela serra de Campos do Jordão.

Novo BMW iX2
Novo BMW iX2
Foto: BMW/Divulgação

A suspensão filtra bem os impactos e imperfeições mesmo em trechos mais irregulares e com rodas de 20". Além disso, também passamos por trechos com valetas e o novo X2 não raspou a carroceria em momento nenhum. Todos esses aspectos valem para ambos os modelos, que possuem a mesma plataforma.

Em relação à motorização, o novo X2 traz um 2.0 turbo de 204 cv e 300 Nm, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A tração é integral nas quatro rodas, algo que o X1 oferece apenas na versão elétrica iX1 no Brasil – viu como o novo X2 é posicionado em um degrau acima?

Com esse conjunto, o novo BMW X2 a combustão acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e chega aos 231 km/h de velocidade máxima. Ao acelerar, de fato não falta força para o SUV, mesmo em situações de ultrapassagem, arrancada ou retomada. No entanto, a boa dinâmica deixa aquele gostinho de quero mais.

Novo BMW X2
Novo BMW X2
Foto: BMW/Divulgação

Essa sensação pode ser satisfeita de duas formas. Uma delas será com a nova versão esportiva M35i, que tem um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas com 300 cv e 400 Nm. Ela chegará ao país até o fim deste ano. Caso você tenha um pouco mais de dinheiro no bolso e seja mais ansioso, há o iX2 disponível desde já.

Ele conta com dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles oferecem 306 cv de potência – 313 cv com o modo Boost ativado por 10 segundos – e 494 Nm. A tração também é nas quatro rodas, e o alcance é de 337 km no ciclo do Inmetro (PBEV). Nesta versão, há além da potência extra, o torque disponível de forma instantânea.

Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h baixa para 5,6 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h para preservar a carga das baterias. Por falar em bateria, o novo BMW iX2 carrega 100% de sua bateria em 6h30 na BMW Wallbox configurada em 11 kW. 

Novo BMW X2
Novo BMW X2
Foto: BMW/Divulgação

Em carregadores rápidos de até 100 kW, são necessários 38 minutos para recarregar de 10 a 80%, faixa de recarga mais comum em deslocamentos. Os novos BMW X2 xDrive20i M Sport (R$ 388.950) e BMW iX2 xDrive30 M Sport (R$ 443.950) já estão à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em oito opções de cores para a carroceria e três opções de acabamento interno. Ambos chegam ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. 

Em conclusão, os novos BMW X2 e iX2 amadureceram bastante em relação ao modelo original. Ainda que o design não agrade a todos, a BMW corrigiu algumas críticas da primeira geração, como o espaço interno, e melhorou o modelo em aspectos importantes, como o acabamento. 

Novo BMW X2
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Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaobuffon

Caso você esteja de olho em um SUV cupê, o X2 pode ser uma boa escolha para a sua garagem. Isso também vale para a versão elétrica iX2, caso ele esteja dentro do seu orçamento e você tenha o costume de utilizar o carro em longas viagens em estradas e no interior do país.

Guia do Carro
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