Novo BMW Série 1 é revelado na Europa com até 300 cv
Com novidades importantes por dentro e por fora, novo BMW Série 1 fica mais tecnológico e equipado; hatch pode chegar ao Brasil em 2025
O BMW Série 1 está de cara nova. Lançada em 2019, a terceira geração do hatch médio acaba de passar por uma profunda reestilização, que a marca alemã considera uma nova geração. Com novidades por dentro, por fora e na motorização, o novo BMW Série 1 ficou mais tecnológico para brigar com o Audi A3 e o Mercedes Classe A. Ele deve chegar ao Brasil até 2025.
Na dianteira, o Série 1 ganhou linhas mais minimalistas. Os faróis de LED adaptativos trazem formato mais afilado e contam com nova assinatura visual. A grade dianteira em formato duplo rim manteve o formato convencional, mas agora está interligada, abrigando os sensores de segurança e de condução semi autônoma. Os para-choques também são novos.
As mudanças deixaram o novo BMW Série 1 4,2 cm mais comprido e 2,5 cm mais alto. Na lateral, as rodas são novas. Já na traseira, as lanternas de LED ganharam novo formato, com um recorte na parte inferior. Também há novas opções de cores para a pintura e acabamento interno. O porta-malas tem 380 litros de capacidade.
Por falar em interior, o novo BMW Série 1 perdeu o revestimento em couro, ganhando novas opções de materiais de revestimento em tecido e couro vegano. O layout interno é totalmente novo. Seguindo os lançamentos mais recentes da marca alemã, o novo Série 1 traz um painel digital de 10,25", que é interligado à central multimídia de 10,7" na mesma moldura.
Ambos contam com o sistema operacional iDrive 9, que foi baseado no Android Open Source Project, da Google. Segundo a BMW, o novo sistema ficou mais inteligente e intuitivo, e tem atualizações remotas. O novo Série 1 também perdeu a insígnia "i" no final das versões, uma vez que a letra será exclusiva dos carros elétricos da marca alemã.
Sob o capô, o novo BMW Série 1 oferece motores a gasolina e a diesel, que ganharam o auxílio de um sistema micro-híbrido de 48V. Todas trazem um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, com opções de tração dianteira ou integral. O destaque fica para a versão esportiva M135 xDrive, que oferece 300 cv de potência.
Ela vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Com preços a partir de 37.900 euros na Alemanha – cerca de R$ 217 mil em conversão direta, o novo BMW Série 1 chegará ao mercado europeu em outubro deste ano. Para o Brasil, a estreia é esperada para meados de 2025.