Novo BMW X2 M35i de 317 cv estreia no Brasil; já dirigimos
Primeiras impressões: com apelo esportivo e tração integral, novo BMW X2 M35i xDrive completa linha do SUV cupê e estreia por R$ 512.950
A linha de SUVs da BMW acaba de ficar maior no Brasil. A marca alemã lançou nesta quarta-feira, 13, o novo X2 M35i xDrive no país. Equipado com um motor 2.0 turbo de 317 cv, a versão esportiva do SUV cupê estreia poucos meses depois das versões xDrive20i M Sport (combustão) e iX2 xDrive30 M Sport (elétrica) com preços a partir de R$ 512.950.
O Guia do Carro esteve presente no evento de lançamento, no Autódromo do Velocitta. O grande destaque do novo BMW X2 M35i xDrive no país é o desempenho. Sob o capô, a versão traz um motor 2.0 turbo de 317 cv e 400 Nm, sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A tração é integral nas quatro rodas.
Com esse conjunto, o X2 vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima. Ao acelerar o novo BMW X2 M35i xDrive, é possível perceber que a nova versão tem de fato um comportamento bem mais arisco do que as duas outras versões do X2.
As arrancadas e retomadas são mais rápidas, embora ele não seja um carro voltado para o uso em pista. A suspensão filtra bem os impactos e os freios são bem eficientes, embora a carroceria incline um pouco nas curvas em alta velocidade. No entanto, fora do contexto de pista, o novo BMW X2 M35i xDrive parece ser um carro excelente para viagens em estrada.
A posição de dirigir é um pouco mais elevada e excelente, assim como a ergonomia. O volante tem boa pegada, enquanto os bancos esportivos – que podem ter revestimento em alcantara – são confortáveis e abraçam bem o corpo do motorista. Por falar em interior, o acabamento conta com materiais emborrachados e bons encaixes.
O painel de instrumentos digital tem tela de 10,25”, enquanto a central multimídia é de 10,7”, e traz o sistema operacional iDrive 9. Ainda há paddle-shifts para trocas de marcha atrás do volante – que conta com acabamento esportivo M e marcação vermelha na parte superior.
Em relação ao design, a BMW deu um aspecto mais robusto ao novo X2, que perdeu o jeitão de hatch "bombado" da geração anterior. Na versão M35i, esse estilo ficou ainda mais evidente, com o pacote de design M Sport, que traz detalhes esportivos nos para-choques, spoiler mais pronunciado e saídas duplas de escapamento evidentes.
A grade frontal em formato duplo rim manteve o tamanho das demais versões do X2, mas traz estilo interno com barras horizontais. Ela ainda conta com um contorno em LEDs, um recurso visual que a BMW chama de Iconic Glow. Já os faróis de LED trazem máscara negra. Na lateral, as rodas são de 21" e contam com design exclusivo.
Na traseira, o teto conta com caimento mais acentuado, e as lanternas de LED invadem a tampa do porta-malas, que leva 560 litros. Logo abaixo, a placa fica abrigada no para-choque. O novo BMW X2 M35i xDrive é produzido em Regensburg (Alemanha), e tem a mesma plataforma do X1, a base UKAL2.
Em conclusão, o novo X2 M35i é uma boa adição à linha X2, que já contava com as versões xDrive20i M Sport (R$ 391.950) e a elétrica iX2 xDrive30 M Sport (R$ 446.950). Ainda que não tenha o foco em pistas, o X2 M35i tem uma veia mais esportiva que fazia falta ao SUV cupê, e que faz mais jus ao visual do carro. Mas talvez o preço seja um pouco acima do que ele deveria custar.
O novo BMW X2 M35i já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Cinza Brooklin, Cinza Skyscraper, Cape York Green e Vermelho Fire) e duas opções de acabamento interno (Couro Veganza Vermelho/Preto, Couro Veganza Preto com Alcantara e costura Azul).
O modelo chega ao Brasil com quatro anos de garantia e sem limite de quilometragem. O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.