Novo BMW X3 ganha data de lançamento no Brasil e será híbrido
Maior e mais refinada, nova geração do BMW X3 ganha design mais moderno, e será lançada até março no Brasil com sistema micro-híbrido de 48V
Falta pouco para a chegada do novo BMW X3 ao Brasil. Apresentada oficialmente em junho do ano passado na Europa, a quarta geração do SUV teve o lançamento confirmado para o Brasil no primeiro trimestre deste ano. Totalmente renovado, o BMW X3 chegará ao mercado brasileiro inicialmente em versões micro-híbridas de 48V.
Por fora, a nova geração do BMW X3 segue a identidade dos lançamentos mais recentes da marca alemã, como os SUVs X1 e X2 e o sedã Série 5. Na dianteira, os faróis de LED trazem nova assinatura visual e formato mais afilado. Eles são interligados à nova grade frontal, que manteve o formato duplo-rim tradicional.
Internamente, a peça traz linhas verticais e diagonais, mas traz design quase fechado por conta da aerodinâmica e dos sensores de condução semi-autônoma. Logo abaixo, o para-choque conta com um aplique em black piano na entrada de ar e nas fendas nas extremidades do carro. As rodas variam entre 18" e 21", e como opcional, há o pacote M Sport, que acrescenta visual esportivo.
Na lateral, o novo BMW X3 ganhou linhas mais retas, com vincos marcantes na região dos para-lamas, na parte inferior das portas e na linha de cintura ascendente, pouco abaixo das janelas. Na traseira, as lanternas de LED avançam sobre a tampa do porta-malas, que ganhou aspecto mais minimalista. Agora, a placa é abrigada no para-choque traseiro.
No interior, uma mudança radical comparado ao modelo anterior. O destaque fica para o painel digital de 12,3" integrado à central multimídia de 14,9", que conta com o novo sistema iDrive 9 e oferece as funções Android Auto e Apple CarPlay, e ainda inclui um sistema de videogame e de serviços por streaming.
Nos painéis das portas e na parte central do console, há elementos com iluminação ambiente. Visualmente, o novo BMW X3 ganhou um aspecto mais futurista, com menos botões físicos. Apesar disso, o console central manteve algumas das funções principais com atalhos e acesso mais fácil. O porta-malas varia de 460 (versão híbrida plug-in) a 570 litros de capacidade.
E por falar em dimensões, o novo BMW X3 também cresceu. Agora o SUV mede 4,76 m de comprimento (+3,4 cm) e 1,92 m de altura (+2,9 cm), com entre-eixos de 2,86 m. A altura, por sua vez, diminuiu 2,5 cm, passando para 1,66 m. Sob o capô, todas as versões do novo BMW X3 agora contam com algum tipo de eletrificação, seja micro-híbrido ou plug-in.
Inicialmente, a versão vendida no Brasil terá um sistema micro-híbrido de 48V, que combina um motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv e um elétrico de 18 cv. Juntos, eles oferecem 208 cv de potência combinada. Futuramente, também são esperadas as versões X3 30e xDrive plug-in, que oferece 299 cv de potência e até 90 km de alcance elétrico, e a esportiva M50, que traz um motor 3.0 turbo de seis cilindros de 398 cv.
O novo BMW X3 chegará ao mercado brasileiro já no primeiro trimestre deste ano, inicialmente importado dos EUA. Como a terceira geração do SUV é montada em Araquari (SC), pode ser que futuramente, o novo X3 também seja produzido no Brasil. Os preços devem ficar acima do patamar atual, uma vez que o modelo chegará importado ao país – e pela recente alta do dólar.