Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo C3 Aircross terá primeiro motor 1.0 turbo da Citroën e CVT

Stellantis dá mais um passo para diferenciar a Citroën da Peugeot e decide dotar o novo C3 Aircross com o motor T200 e câmbio CVT

31 out 2023 - 16h55
(atualizado em 1/11/2023 às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Citroën C3 Aircross: promessa de ser o mais potente da categoria
Novo Citroën C3 Aircross: promessa de ser o mais potente da categoria
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Se o Novo C3 representou uma virada de chave da Citroën no Brasil, o novo Citroën C3 Aircross será uma evolução da espécie. A novidade é que o C3 Aircross não será apenas maior do que o C3, mas também mais potente, com 10 cavalos extras.

O novo C3 Aircross será lançado ainda este ano no Brasil, provavelmente na Bahia, e será o primeiro carro da Citroën a contar com o motor 1.0 turbo de 130 cv de potência com etanol, 125 cv com gasolina e 200 Nm de torque (com qualquer combustível). O câmbio será o automático CVT de 7 marchas.

O Novo C3, por sua vez, utiliza apenas os motores 1.0 aspirado de 75/71 cv e 1.6 aspirado de 120/113 cv (e/g). A diferença de 10 cavalos nem é tão grande, mas o C3 Aircross será mais eficiente. Graças ao turbocompressor, ele será mais ágil e mais econômico em baixas rotações.  

Novo Citroën C3 Aircross: primeiro carro da marca o usar o motor T200
Novo Citroën C3 Aircross: primeiro carro da marca o usar o motor T200
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Aos poucos, a Citroën e a Peugeot vão ficando diferentes uma da outra. O objetivo da Stellantis é fazer do novo Citroën C3 Aircross o modelo mais potente de sua categoria. Como o Chevrolet Tracker tem 133/132 cv, o carro deve ter algum tipo de posicionamento diferente.

Este motor T200, que está nos modelos Fiat Pulse e Fiat Strada, equipa também o Peugeot 208 e agora vai estrar na Citroën com o C3 Aircross, um carro de proposta totalmente diferente do hatch francês. Peugeot e Citroën eram marcas da PSA e normalmente eram cópias uma da outra, o que prejudicava ambas.

Entre os três carros da Stellantis que já usam o motor T200 1.3 turbo, nenhum compete diretamente com o outro. Mas o Citroën C3 Aircross Turbo vai atuar na categoria B-SUV, o que significa que será concorrente do Fiat Pulse, que tem duas versões turbinadas – uma de R$ 121.490 (Audace) e outra de R$ 133.490 (Impetus).

Já o motor 1.6 aspirado talvez fique fora da linha C3 Aircross, pois sua potência é próxima do 1.0 turbo e ele emite mais emissões de CO2, o que piora a posição da Citroën no ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade