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Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro: os itens e detalhes do SUV

SUV ganha equipamentos, atualiza visual e se destaca por preço competitivo contra Jeep, VW, Toyota e até modelos de outras marcas chinesas

28 ago 2024 - 17h26
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A lista de concorrentes do Caoa Chery Tiggo 8 Pro é grande. Entre os rivais, estão Jeep Commander, Volkswagen Tiguan Allspace, ambos com sete lugares, chineses BYD Song Plus e GWM Haval H6, e até os bem-sucedidos Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Só que o novato tem preço cabalístico: R$ 188.888,88. Essa combinação um tanto quanto inusitada tem duas funções: se tornar mais competitivo e, de quebra, seguir a tradição chinesa de buscar sorte por meio do uso do número "8".

Ainda em preços, a Caoa Chery, durante o lançamento do carro divulgou condições especiais de pagamento. De acordo com a marca, dá para financiar o SUV com entrada de 60% e dividir o saldo restante em 24 vezes, com juros de 0,99% ao mês. Já disponível, ele tem cinco anos de garantia.

Aprimoramentos mecânicos

Pois bem, pelo montante, o SUV - disponível em única configuração de acabamento - vem equipado com o mesmo motor 1.6 turbo GDi da versão anterior.

Nele, são 187 cv e 28 kgfm de torque. Mas a mecânica foi aprimorada. Entre os ajustes, reposicionamento do filtro de óleo para facilitar a troca, bem como novo radiador (mais eficiente na troca de calor) e nova bomba com pressão variável.

A marca também fala em melhorias no isolamento acústico (redução de 2,4 dB de ruído) e diz que recalibrou os controles do motor e do câmbio. Com isso, a ideia é ter trocas de marchas e respostas do motor mais rápidas, seguras e refinadas.

Isso pôde ser sentido, na prática, durante o test-drive de lançamento, que aconteceu em espaço montado dentro da fábrica da marca, em Anápolis (GO).

Um trajeto super curto, recheado de cones para exercícios de frenagem e aceleração, mas suficiente para notar a boa pegada do SUV. Mesmo com porte avantajado (supera 1,5 tonelada), não deixa de ser esperto. Entrega torque cedo (aos 2.000 rpm) e tem bom auxílio do câmbio de dupla embreagem e sete marchas (a alavanca é nova). O 0 e 100 km/h leva 8,6 segundos, informa a marca. Antes, ficava em 8,7 s.

Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025
Novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025
Foto: Caoa Chery/Divulgação

Lista de equipamentos

Com preço enigmático e abaixo da média - o Jeep Commander parte de R$ 219.990 - o Caoa Chery Tiggo 8 Pro tem cartas na manga para tentar a liderança (ou, pelo menos, o aumento de vendas).

Para isso, a marca quer conquistar o cliente ávido por tecnologia e, assim, trouxe mais equipamentos na lista do SUV. Como principal item, dispõe de nova tela curva no topo do painel com 24,6 polegadas. A peça divide duas telas: uma atua como quadro de instrumentos; a outra opera a central multimídia.

Esta última tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay que dispensa o uso de fios. Além disso, a lista reúne câmera 540 graus (360° + visão do solo), navegador GPS nativo, sistema de som assinado pela Sony com oito alto-falantes, volante multifuncional, carregador de celular por indução, ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, teto solar panorâmico e chave presencial.

Ademais, tem assistência de marcha a ré, freio de estacionamento eletrônico, quatro entradas USB do tipo "A" e "C" e porta objetos refrigerado sob o descansa braço central.

Para mais comodidade, é possível arrastar o mapa da central multimídia para o quadro de instrumentos e efetuar comandos por voz. Por fim, agora, a regulagem do banco do passageiro dianteiro fica ao alcance das mãos do motorista. Tem, nos dois da frente, inclusive, aquecimento e ventilação.

Segurança

Em termos de segurança, a versão Max Drive reúne sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. Nele, portanto, há comodidades como piloto automático adaptativo (ACC) com assistente de congestionamento, frenagem automática de emergência, assistente de faixa de rolamento, alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de ponto cego, entre outros.

Tem seis airbags, monitor de pressão e temperatura individual dos pneus, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, frenagem e descida, assistente de partida em rampa, Auto Hold e sistema de sinal de emergência em freadas bruscas.

Por fim, no interior, tem acabamento caprichado: bancos revestidos em couro, materiais que imitam madeira e ausência quase total de botões tornam o carro elegante. Tem soleiras metalizadas com luzes de boas-vindas e nome do carro projetado no piso externo.

Visual

Quanto ao visual, tem bastante novidade. Agora, o modelo passa a adotar a mesma cara do irmão híbrido. Tem, portanto, nova grade dianteira com efeito Big Diamond (detalhes que lembram pequenos diamantes) e logotipo iluminado. Há conjunto óptico renovado, tanto em visual quanto em tecnologia - os LEDs têm maior alcance na comparação com a versão anterior, bem como controle inteligente do farol alto.

Nas laterais, só as rodas de liga-leve de 19 polegadas mudaram. São calçadas por pneus Pirelli 235/50 R19 e, por conta da mudança, obrigaram reajuste da suspensão - McPherson na dianteira e independente Multilink atrás.

Na parte traseira, as luzes de freio são novas, com formato bipartido, mas o destaque vai para o novo conjunto de lanternas, agora com iluminação full LEDs e unidas por barra central.

Tem quatro saídas de escape. Até o abrigo da placa de identificação do carro é novo, já que ele migrou para a tampa traseira. Por falar nisso, o porta-malas continua com capacidade para 193 litros (com sete lugares), 889 litros (cinco lugares) ou 1.930 litros com as duas fileiras traseiras de bancos rebatidas.

As mudanças deixaram o carro 20 milímetros maior - agora ele mede 4,72 m de comprimento. Apesar disso, as demais medidas permanecem: largura (1,86 m); altura (1,71 m) e distância entre-eixos (2,71 m). São quatro opções de cores: Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Azul Escuro Perolizado.

Prós

SUV manteve o preço competitivo mesmo com importantes incrementos no visual e na lista de equipamentos, como a tela de 24,6" com funções extras

Contras

Embora tenha retrabalhado a mecânica, modelo não teve aumento de potência ou torque.

Ficha Técnica

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Motor: 1.6 TGDi, injeção direta de combustível, turbo, gasolina

Potência: 187 cv

Torque: 28 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm

Câmbio: DCT dupla embreagem 7 marchas; tração dianteira

Comprimento: 4,72 metros

Largura: 1,86 metro

Altura: 1,71 metro

Entre-eixos: 2,71 metros

Peso (ordem de marcha): 1.589 kg

Tanque: 51 litros

Porta-malas: 7 lugares (193 litros)/5 lugares (889 l)/2 lugares (1930 l)

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,6 segundos

Preço: R$ 188.888,88

Estadão
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