Novo Citroën Basalt é revelado na Índia e chega já em 2024
Com visual cupê e acabamento melhor do que C3 e C3 Aircross, novo Citroën Basalt tem itens exclusivos e chega ao Brasil até o fim do ano
Um dos lançamentos mais aguardados de 2024, o Citroën Basalt acaba de ser revelado na Índia. Terceiro modelo da linha C-Cubed, o novo Basalt traz carroceria em estilo SUV cupê, acabamento mais refinado que os irmãos C3 e C3 Aircross e mais equipamentos. O novo Citroën Basalt chegará ao mercado brasileiro nos próximos meses, ainda este ano.
O design é praticamente o mesmo da versão conceito Basalt Vision, que foi revelada no início do ano. A dianteira traz muitos elementos em comum com o C3 Aircross, como os faróis de LED bipartidos. No entanto, o bloco principal conta com projetores, algo que nenhuma versão do SUV de 7 lugares oferece no Brasil.
Na lateral, a carroceria terá caimento cupê a partir da coluna "B". As rodas da versão topo de linha também são semelhantes às do conceito Basalt Vision, mas em aro menor. Já a traseira conta com lanternas de aspecto horizontal. O destaque fica para o emblema Basalt na tampa do porta-malas, que traz vincos na parte superior. O para-choque abriga a placa.
O novo Citroën Basalt será produzido em Porto Real (RJ), de onde será exportado aos demais países da América Latina. A plataforma é a modular CMP, a mesma do C3 e C3 Aircross. Por dentro, o Basalt ganhou um cuidado extra em relação ao acabamento e em alguns detalhes.
Ao menos na Índia, os bancos terão opção de revestimento em couro sintético claro. Entre os assentos dianteiros, há um apoio de braços maior do que o do C3, além de saídas de ar traseiras. No meio do banco traseiro, o modelo conta com um apoio de braços central e retrátil. Também há ar-condicionado digital, que chegará em breve ao C3 Aircross.
O painel digital de 7" é o mesmo do C3 Aircross, assim como a multimídia de 10,3". Outro detalhe interessante é que os comandos dos quatro vidros elétricos passaram do console central para as portas, melhorando bastante a ergonomia – e corrigindo um dos pontos mais criticados do C3 e C3 Aircross.
Ele também terá 6 airbags de série, contra apenas 2 do C3 e 4 do C3 Aircross. Em relação à motorização, o novo Citroën Basalt terá versões com o 1.2 aspirado de 82 cv ou o 1.2 turbo de 110 cv. O câmbio poderá ser um manual de 5 marchas (1.2), um manual de 6 marchas ou automático também de 6 marchas (1.2 turbo).
No Brasil, a expectativa é a de que o Basalt tenha o motor 1.0 Firefly de 75 cv nas versões de entrada, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já as versões mais caras terão o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm que já equipa os Fiat Pulse, Fastback, Strada e o Peugeot 208. Neste caso, o câmbio será um automático do tipo CVT que simula 7 marchas.
Para exportação, o modelo ainda terá opções com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio automático de 6 marchas convencional. Essa variante, no entanto, não será oferecida no Brasil por conta das novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor a partir de 2025. Os preços do novo Citroën Basalt ainda não foram revelados na Índia. No Brasil, espera-se que o novo SUV francês custe entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.