Novo Citroën Basalt terá motor 1.0 turbo de Fiat Strada e Pulse
Com visual cupê, novo Basalt tem motor 1.0 turbo flex de 130 cv confirmado pela Citroën e será lançado nas próximas semanas no Brasil
Enquanto o novo Basalt não chega oficialmente ao mercado, a Citroën segue divulgando detalhes a conta-gotas de seu próximo lançamento no Brasil. Depois de revelar a primeira imagem da versão de produção, foi a vez da marca francesa confirmar que o SUV cupê terá o motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm. O novo Citroën Basalt será lançado nas próximas semanas.
Figurinha carimbada entre os carros da Stellantis no Brasil, o motor 1.0 turbo flex é o mesmo que já equipa os Fiat Pulse, Fastback, Strada, os Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross. Assim como em todos esses modelos, o novo Citroën Basalt deve trazer o motor associado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.
Em um comunicado oficial divulgado à imprensa, a Citroën destacou que o modelo terá "um pacote inteligente de versões projetado para atender a todas as demandas dos clientes na região". Conforme alguns vazamentos recentes, o novo Basalt deve contar com ao menos três versões inicialmente: Live, Shine e Feel. Os preços devem ficar entre R$ 90 mil e R$ 130 mil.
A Live será a opção de entrada, e terá o motor 1.0 Firefly flex de 75 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Logo acima, as versões Shine e Feel serão equipadas com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm. Terceiro modelo da linha C-Cubed, o novo Citroën Basalt será produzido em Porto Real (RJ).
O design é praticamente o mesmo da versão conceito Basalt Vision, que foi revelada no início do ano. A dianteira traz muitos elementos em comum com o C3 Aircross, como os faróis de LED bipartidos. Na lateral, a carroceria terá caimento cupê a partir da coluna "B". Dependendo da versão, o novo Citroën Basalt terá calotas ou rodas de liga-leve.
Já a traseira conta com lanternas de aspecto horizontal. O para-choque abriga a placa. Por dentro, o acabamento do Basalt brasileiro terá o mesmo padrão dos irmãos C3 e C3 Aircross. O painel digital de 7" será o mesmo do C3 Aircross, assim como a multimídia de 10,3". Uma novidade será a presença de ar-condicionado digital.