Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Citroën C3 turbo é esperto, mas vale a pena? Já dirigimos

Impressões: apesar de não ter proposta esportiva, novo Citroën C3 turbo é ágil e evolui em alguns pontos -- mas sem deixar certos vícios

26 ago 2024 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Foto: Stellantis/Divulgação

A Citroën lançou na última semana o novo C3 1.0 turbo no Brasil. O novo motor 1.0 turbo flex de 130 cv – que é o mesmo que equipa os Citroën C3 Aircross, Peugeot 208 e novo 2008, e os Fiat Pulse, Fastback e Strada, estreou na versão You, que custa R$ 95.990. O Guia do Carro já teve um contato inicial durante o teste de lançamento do modelo, no interior de Minas Gerais.

O motor turbo era um dos pedidos feitos pelos clientes da marca desde o lançamento da terceira geração do Citroën C3, lá em 2022. Na época, o hatch chegou ao mercado com o motor 1.0 Firefly flex aspirado de 75 cv e com o 1.6 flex, também aspirado, de 120 cv. Com a chegada das novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entra em vigor em 2025, o C3 precisou se despedir do motor 1.6.

Motor 1.0 turbo flex de 130 cv passa a equipar o Citroën C3
Motor 1.0 turbo flex de 130 cv passa a equipar o Citroën C3
Foto: Stellantis/Divulgação

E a solução foi justamente equipar o hatch com o 1.0 turbo flex de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm, que fez muito bem ao modelo. Como sempre, ele é associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas e tem os modos de funcionamento automático, sport e manual, este último com trocas por meio da alavanca. 

Para receber o novo motor 1.0 turbo, o C3 You passou por mudanças no sistema de suspensão, com nova calibração de molas e amortecedores. O sistema de freios foi redimensionado, enquanto a direção elétrica recebeu uma nova calibração específica para esta versão. A receita é muito boa, e deu um novo vigor ao C3. 

Prova disso são os números de desempenho. O novo C3 turbo vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega aos 194 km/h de velocidade máxima. Já as médias de consumo são de 11,0 km/l (gasolina) / 7,8 km/l (etanol) na cidade e 12,8 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol) na estrada. 

Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Foto: Stellantis/Divulgação

No entanto, é importante ressaltar que, apesar disso, o C3 não possui uma proposta esportiva. Talvez um ajuste um pouco mais firme e baixo na suspensão fosse o ideal para algumas situações. Ao volante, a direção é leve, o que ajuda bastante em situações de manobra. Já a suspensão tem especificações mais voltadas para o conforto, sendo bem macia. É uma característica dos carros da Citroën.

Em um trecho urbano ou até fora-de-estrada leve – como o que encaramos no test-drive – ele passa muito bem. Já na estrada, a carroceria inclina um pouco em curvas, e o ruído de vento lateral fica evidente em velocidades mais altas. Por outro lado, por ser um carro bem leve (1.115 kg), o novo C3 You é bem esperto, e não falta força em ultrapassagens e retomadas.

Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Foto: Stellantis/Divulgação

Esteticamente, a nova versão não muda muito. Há novas rodas de liga-leve de 15" com acabamento escurecido e detalhes de acabamento na cor Emerald Blue nas colunas C, nos logotipos, apliques laterais e na moldura dos faróis de neblina. A nova versão será vendida nas cores Cinza, Branca e Prata, todas sempre com pintura bicolor e teto preto.

De acordo com a Citroën, a escolha do nome da versão, "You!", teve a inspiração nas palavras 'young' (jovem) e 'youth' (juventude), ambas em inglês. No interior, os bancos ganharam revestimento em couro sintético preto com detalhes azuis. O volante também passa a ter acabamento em couro na versão. 

Completam o visual soleiras e tapetes exclusivos. Visualmente, o novo C3 turbo ainda agrada bastante. No entanto, o modelo poderia trazer os novos faróis de LED com projetor que estrearam recentemente na versão indiana. Já no interior, o volante tem boa pegada, e a posição de dirigir é mais alta do que a de costume em outros hatches. Os novos bancos em couro sintético também ficaram mais bonitos, e são confortáveis. 

Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Foto: Stellantis/Divulgação

Outro ponto positivo é o espaço interno, que é bom para a categoria. Por outro lado, a segurança mantém apenas os obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Poderia vir com mais airbags, como o modelo indiano, que passou a oferecer seis airbags de série, ar digital, painel de instrumentos maior (o mesmo do C3 Aircross), assim como os comandos dos vidros elétricos traseiros nas portas – ao invés do console central.

A lista de itens de série do novo Citroën C3 You inclui ainda ar-condicionado, direção elétrica, multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple Carplay sem fio, comandos no volante, trio elétrico, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, câmera de ré, faróis de neblina e chave canivete.

Inicialmente, a versão You será a única vendida com o motor 1.0 turbo flex. Já as configurações de entrada Live, Live Pack e Feel trazem o motor 1.0 Firefly flex de 75 cv, que é sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas. O antigo motor 1.6 flex de 120 cv deixou de ser oferecido já há algumas semanas.

Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Novo Citroën C3 You! 1.0 turbo
Foto: Stellantis/Divulgação

Custando R$ 95.990 (ou R$ 83.990 para PCD), o novo Citroën C3 You é o carro turbo mais barato do Brasil. O novo motor deu uma cara nova ao hatch, que ficou mais esperto. Era o que faltava em questão de desempenho. No entanto, o modelo poderia ter evoluído em outros pontos, como a lista de equipamentos de segurança ou até mesmo alguns itens de conforto. 

Vale a pena caso você queira um carro zero km com bom desempenho, principalmente para o uso urbano, sem gastar mais do que R$ 100 mil. Por outro lado, também vale olhar com atenção para opções na concorrência que estejam em oferta, como o Peugeot 208 turbo. Se o valor não for um problema, também vale a pena conferir modelos como o Chevrolet Onix AT e Volkswagen Polo Sense, que custam um pouco mais, já na faixa dos R$ 105 mil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade