Novo Dacia Bigster é revelado com versões híbridas e tração 4x4
Salão do Automóvel de Paris 2024: novo Dacia Bigster é Duster em tamanho GG e tem versão híbrida com três motores e transmissão inusitada
Um dos lançamentos mais aguardados da Dacia, o novo Bigster acaba de ser revelado na Europa. O modelo, que é uma das atrações da montadora romena no Salão do Automóvel de Paris de 2024, nada mais é do que uma versão GG do novo Dacia Duster. Contando com versões híbridas e com tração 4x4, o novo Dacia Bigster deixou para depois a opção de 7 lugares.
Por fora, o visual do novo Dacia Bisgter é bem parecido com o da terceira geração do Duster, e mantém muito do design da versão conceito revelada em 2022. Na dianteira, o novo Bigster conta com faróis de LED com assinatura visual em "Y". Eles são integrados à grade dianteira horizontal, que traz o novo logotipo da Dacia.
Na parte de baixo, o para-choque conta com um skid plate integrado. Na lateral, o novo modelo aposta em vincos e linhas retas, com destaque para o aspecto musculoso nos para-lamas traseiros. Outro detalhe interessante são as maçanetas embutidas nas portas de trás. Logo atrás das portas traseiras, a carroceria é mais alongada do que a do Duster.
Ao todo, são 4,57 m de comprimento – exatos 23 cm a mais do que o Duster. O entre-eixos mede 2,70 m, enquanto a largura é de 1,81 m e a altura de 1,71 m. A plataforma é a mesma CMF-B do Duster europeu. As rodas são de até 19". Na traseira, as lanternas invadem parte da lateral e trazem novamente formato de "Y". O porta-malas subiu para excelentes 667 litros, contra 472 do Duster.
Por dentro, o novo Dacia Bigster traz o mesmo padrão de acabamento do Duster. Com linhas retas, o interior do SUV traz painel digital de 7" (ou 10", dependendo da versão) e central multimídia de 10,1" com aspecto flutuante, assim como materiais rígidos no acabamento. No entanto, foram apresentadas apenas versões de cinco lugares. Futuramente, devem ser lançadas opções com dois assentos extras.
Em algumas versões, há um console central com joystick seletor de marchas, freio de mão eletrônico e compartimento refrigerado. Sob o capô, o novo Dacia Bigster conta com versões a gasolina e a gás natural, além de opções híbridas de até 140 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas, e tração 4x2 ou 4x4.
O destaque, no entanto, fica para a nova configuração Hybrid 155, que combina um motor a gasolina de 108 cv e dois propulsores elétricos, um deles atua como gerador elétrico, e o outro tem mais de 50 cv. Essa versão traz uma transmissão automatizada chamada Multimode, que combina quatro marchas no motor a combustão e duas ao elétrico, com três atuadores que substituem o sistema de dupla embreagem convencional.
Dentre os equipamentos, o novo Dacia Bigster ainda pode ser equipado com carregador wireless, ar digital, sistema de som premium, frenagem autônoma de emergência, alertas de saída de faixa e tráfego traseiro, entre outros itens. Os preços do novo Bigster ainda não foram revelados.
Com entregas previstas para 2025 na Europa, o novo Dacia Bigster seria uma boa opção para brigar com o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8 Pro no Brasil. O modelo, no entanto, ainda não tem previsão de chegada ao país. Por outro lado, ele pode dar algumas pistas sobre o inédito SUV médio da Renault que será produzido no Paraná.