Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Dodge Charger estreia com motor elétrico de até 680 cv

Com visual inspirado no Dodge Charger do fim dos anos 60, nova geração do muscle car ganha motor elétrico mas mantém opções a combustão

6 mar 2024 - 07h00
(atualizado em 7/3/2024 às 08h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Dodge Charger Daytona
Novo Dodge Charger Daytona
Foto: Stellantis/Divulgação

O Dodge Charger está de cara nova. Depois de anos de expectativa, a montadora americana finalmente revelou a nova geração do seu modelo mais icônico. Com versões de duas ou quatro portas e visual retrô inspirado no Charger do fim dos anos 60, o novo muscle car da Dodge terá pela primeira vez a opção de motores elétricos de até 680 cv – para a tristeza dos fãs mais conservadores.

Trata-se praticamente de uma versão de produção do conceito Dodge Charger Daytona EV revelado em 2022. Há apenas algumas diferenças sutis, como os retrovisores em formato convencional, o formato das maçanetas e pequenas mudanças no design dos para-choques, faróis e lanternas. 

Novo Dodge Charger Daytona
Novo Dodge Charger Daytona
Foto: Stellantis/Divulgação

Por dentro, o interior também é inspirado no primeiro Charger. No entanto, o destaque fica para o painel de instrumentos digital de até 16" (opcional, de série o visor tem 10,25") e a central multimídia de 12,3" com Android Auto e Apple CarPlay. Completam o interior o teto panorâmico em vidro e o sistema de iluminação ambiente com 64 opções de cores.

Feito sobre a plataforma modular STLA Large do grupo Stellantis, o novo Dodge Charger cresceu. Agora o modelo mede 5,25 m de comprimento, 2,03 m de largura e 1,50 m de altura. O entre-eixos é de 3,07 m. A nova plataforma suporta tanto motores a combustão como elétricos, o que é justamente o caso do novo Dodge Charger.

Novo Dodge Charger Daytona
Novo Dodge Charger Daytona
Foto: Stellantis/Divulgação

O motor, aliás, é a maior polêmica do novo modelo. Pela primeira vez na história, é possível comprar um Dodge Charger 100% elétrico. Disponível inicialmente em duas configurações – R/T e Scat Pack – ambas com o sobrenome Daytona, o novo Charger eletrificado oferecerá 462 cv na versão R/T (502 cv no modo overboost Powershot de 15s) e 638 cv (679 cv com Powershot) na Scat Pack.

Ambas terão tração integral nas quatro rodas. Na versão mais potente, a Dodge promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e um quarto de milha (400 m) em apenas 11,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 220 km/h na versão R/T. Em todo o caso, ainda há o sistema Fratzonic Chambered Exhaust que gera um ronco de motor similar ao antigo Charger Hellcat por meio de dois radiadores.

Novo Dodge Charger Daytona
Novo Dodge Charger Daytona
Foto: Stellantis/Divulgação

Também é possível recarregar as baterias do novo Dodge Charger Daytona de 20% a 80% em cerca de 28 minutos. Já o alcance é de até 510 km na versão R/T. Para 2025, a Dodge planeja lançar uma versão ainda mais potente: a Banshee, que terá até 818 cv e arquitetura de 800V – as atuais são de 400V.

E para agradar aos puristas, a Dodge também vai oferecer uma versão a combustão para o novo Charger. Porém, no lugar dos antigos V8 Hemi, a nova geração terá um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha com duas faixas de potência: 426 cv e 557 cv. Ambas terão o sobrenome Sixpack, câmbio automático de 8 marchas e tração integral.

No entanto, a Dodge não divulgou mais especificações sobre o novo Charger Sixpack, que chega apenas em 2025. O que também não foi revelado foram os preços. No entanto, mais informações sobre o novo Dodge Charger devem ser divulgadas nos próximos meses, até o início da produção das versões Daytona (elétricas) ainda este ano.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade