Novo Fiat Panda dará origem aos próximos Strada, Pulse e Fastback
Baseados no novo Panda europeu, novas gerações do Fiat Strada, Pulse e Fastback terão plataforma modular e devem ganhar versões elétricas
Os próximos anos da Fiat no Brasil prometem ser muito agitados. Além da chegada do novo Grande Panda – que deve substituir o Argo e pode se chamar Uno no mercado brasileiro, a montadora italiana também pretende lançar novas gerações para os modelos Strada, Pulse e Fastback, que devem ser modelos globais e serão baseados no novo hatch europeu.
A partir do novo Panda, a Fiat pretende unificar o seu portfólio atual em uma linha global de modelos. Com isso, os projetos regionais, como a linha Fiat no Brasil, devem ser substituídos por modelos em sintonia com os europeus. No entanto, como o principal mercado da marca italiana no mundo é o Brasil, alguns modelos nacionais devem ganhar o alguns carimbos no passaporte em breve.
Com isso, os futuros carros da marca compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única, que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas. No entanto, cada região deve ter algumas particularidades em relação ao design, equipamentos e motorização, com predominância dos híbridos-flex no Brasil, por exemplo.
O novo Fiat Grande Panda é o primeiro carro de uma família de modelos que terá um componente revelado por ano até 2027 na Europa. Em fevereiro deste ano, a Fiat revelou cinco carros conceito baseados no Panda: um hatch, um fastback, uma picape e dois SUVs, um deles com jeitão de minivan.
O hatch já foi revelado, e é o Grande Panda. Já a picape conceito está diretamente relacionada à Strada. No release divulgado à imprensa na época, a Fiat destacou a liderança do modelo em vendas no Brasil, e afirma que a picape pode repetir o sucesso em escala global, até mesmo na Europa.
Vale lembrar que a primeira geração da picape – e suas reestilizações – foram vendidas por muitos anos em alguns países na Europa. Além disso, o comunicado ainda antecipou que a picape deve ganhar um porte um pouco maior do que o atual, com elementos visuais de SUV e com foco em praticidade no uso para o trabalho e para o lazer.
Esse conceito vai de encontro ao plano da Fiat em tornar a Strada um carro aspiracional e mais voltado ao lifestyle. Com isso, a nova picape também deve ganhar mais espaço para os ocupantes e vai manter a opção de cabine dupla com quatro portas. Também são esperadas versões elétricas e híbridas para a picape.
A plataforma será a STLA Smart, uma base modular que suporta versões a combustão, híbridas e elétricas, e que já é utilizada pelo Citroën C3 brasileiro. Produzida desde 2020, a segunda geração do Fiat Strada deve ser substituída apenas após 2027, e pode até mesmo ganhar outro facelift e versões micro-híbridas até lá.
Além da Strada, outro modelo citado diretamente na época foi o Fastback. Com o conceito Panda Fastback, a Fiat destacou que o SUV cupê brasileiro e o Tipo europeu devem seguir o mesmo caminho como um modelo único global, que deve ter como destaque o visual esportivo e a mesma plataforma modular.
Como o Fastback é um modelo mais recente – ele chegou ao mercado em 2022 – ele deve ser o último membro da família a ser revelado. Além do visual mais esportivo, o novo Fastback também deve ter acabamento mais refinado. Também é esperado que o SUV cupê ganhe inéditas versões híbridas e elétricas.
E como fica o Pulse nessa história? É possível que o SUV compacto ganhe uma nova geração baseada na mesma plataforma, já que dentre os conceitos revelados na época pela Fiat, havia um SUV. Caso o futuro Pulse siga a mesma inspiração do conceito, a nova geração deve ganhar um porte maior do que o modelo atual, com linhas mais retas e robustas.