Novo Fiat Strada será baseado no Grande Panda e pode ser vendido na Europa
Chefão global da Fiat confirma planos de vender uma nova picape compacta na Europa e aquece os rumores sobre a próxima geração da Strada
Os próximos anos da Fiat no Brasil prometem ser muito agitados. Em uma entrevista recente à revista Quattroruote, o CEO global da Fiat, Olivier François, confirmou que a marca italiana pretende lançar em breve uma nova picape compacta baseada no novo Fiat Grande Panda. Trata-se da nova geração do Fiat Strada, que tem chances inclusive de ser vendida na Europa novamente.
Em fevereiro do ano passado, a Fiat revelou cinco carros conceito baseados no Panda: um hatch, um fastback, uma picape e dois SUVs. De acordo com o CEO da Fiat, a presença da picape em mercados europeus faz sentido por ser um veículo que “atende às demandas por um carro para o lazer e trabalho”.
Justamente esse fator é um dos que contribuem para o sucesso do Fiat Strada no Brasil, uma vez que a picape conta com versões para o trabalho e outras opções mais aspiracionais, como as configurações Ultra e Ranch, além da carroceria cabine simples ou dupla. Ou seja, a próxima geração do Fiat Strada deve se tornar um produto global.
A partir do novo Panda, a Fiat pretende unificar o seu portfólio atual em uma linha global de modelos. No release divulgado à imprensa na época, a Fiat destacou a liderança do modelo em vendas no Brasil, e afirma que a picape pode repetir o sucesso em escala global, até mesmo na Europa.
Com isso, os futuros carros da marca compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única, que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas. No entanto, cada região deve ter algumas particularidades em relação ao design, equipamentos e motorização, com predominância dos híbridos-flex no Brasil, por exemplo.
Vale lembrar que a primeira geração da picape – e suas reestilizações – foram vendidas por muitos anos em alguns países na Europa. A plataforma do novo Fiat Strada será a STLA Smart, uma base modular que já é utilizada pelo Citroën C3 brasileiro. Na Europa, o novo Fiat Strada deve contar com variantes elétricas e híbridas, enquanto no Brasil, ela deve ter opções híbridas e somente a combustão.
Produzida desde 2020, a segunda geração do Fiat Strada deve ser substituída apenas após 2027, e pode até mesmo ganhar outro facelift e versões com sistema MHEV até lá. Além disso, a nova geração da picape deve ganhar um porte um pouco maior do que o atual, com elementos visuais de SUV e mais espaço interno.