Novo Fiat Uno (Grande Panda) mostra interior ousado em flagra
Com materiais refinados, novo Fiat Grande Panda tem interior revelado antes da hora; hatch deve chegar ao Brasil até 2027 com nome Uno
Na última semana, a Fiat revelou as primeiras imagens da nova geração do Panda. No entanto, a montadora italiana não divulgou nenhuma informação oficial sobre o interior do novo hatch, que pode se chamar Uno no Brasil. No entanto, o perfil italiano @au_tospotter no Instagram publicou o primeiro flagra do interior do modelo. O novo Fiat Uno deve chegar ao mercado brasileiro até 2027.
Pelas imagens divulgadas, é possível ver que o novo Grande Panda também será ousado no interior. Se na parte externa, há linhas retas e visual que lembram o Panda original dos anos 80, na parte de dentro ele terá aspecto bem moderno e colorido. Ao que tudo indica, as fotos vazadas são de uma versão topo de linha.
O destaque do novo Fiat Grande Panda será o painel digital e a central multimídia unidos em uma única moldura, e há diferentes elementos arredondados e outros com linhas retas – como as saídas de ar. Dependendo da versão, o painel e as portas terão acabamento em diferentes opções de cores. Na parte central do tablier, há materiais que simulam tecidos.
O novo Panda também terá um porta-objetos ao lado da central multimídia, quase como um porta-luvas duplo. Já o volante multifuncional terá base reta e apenas dois raios. Nas portas, o design interno lembra um pouco o do Citroën C3, que compartilha a base modular STLA Smart com o hatch da Fiat.
O console central ainda traz um pequeno botão seletor de marchas – o que indica uma possível versão automática ou elétrica – e freio de estacionamento eletrônico, com acionamento por botão. Na versão brasileira, é possível que o modelo perca alguns detalhes mais refinados para que o preço do carro seja mais baixo.
Além disso, o novo Uno – ou Argo – deve contar com tonalidades mais sóbrias, com tons de preto e cinza. Na Europa, o novo Fiat Grande Panda deve ser vendido inicialmente apenas em versões elétricas, ganhando posteriormente opções híbridas. Ele deve chegar ao mercado local até o início de 2025.
Já a versão brasileira deve contar com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv com sistema Bio-Hybrid de 12V e câmbio CVT. Também são esperadas versões com os motores 1.0 e 1.3 Firefly, já atualizados para as próximas fases do Proconve L8. No Brasil, há rumores de que o hatch substitua o atual Argo, podendo até mesmo trazer o mesmo nome atual. O visual deve ter algumas mudanças pontuais em relação ao Grande Panda europeu.
No entanto, o retorno da marca Uno parece ter ganhado força nos últimos meses, até pelo parentesco entre o Panda atual europeu e o último Fiat Uno. Já o Mobi deve ser mantido em linha por mais alguns anos com foco em preços mais baixos, e ainda não teve o futuro definido.