Novo Ford Capri é um "Volks elétrico" e resgata nome icônico
Feito originalmente entre 1968 e 1986, Ford Capri retorna ao mercado europeu como um SUV cupê elétrico de até 340 cv e que roda até 627 km
Pouco conhecido dos brasileiros, o Ford Capri está de volta. No lugar da carroceria cupê de duas portas feita entre 1968 e 1986, o modelo agora retorna como um SUV cupê feito sobre a plataforma MEB, da Volkswagen. Revelado no início deste mês, o novo Ford Capri também marca o resgate de nomes tradicionais pela montadora americana, uma tendência cada vez maior na transição dos carros a combustão para os elétricos.
Essa estratégia também tem sido adotada pela Renault, que trouxe de volta o antigo hatch 5, o Twingo – que também terá design retrô – e o futuro SUV 4, que terá linhas e nome inspirado no antigo compacto francês dos anos 60. De forma semelhante, a Fiat trouxe a nova geração do Panda com visual que lembra bastante o hatch original feito entre 1980 e 2003, enquanto a Citroën lançou um novo logotipo inspirado no ícone de 1919.
No caso do Ford Capri, o design traz linhas modernas. A dianteira conta com faróis de LED, que são interligados por uma barra horizontal em black piano. O para-choque conta com duas fendas laterais e um aplique, também em black piano, na parte inferior. Na lateral, a carroceria de quatro portas tem caimento em estilo cupê. As rodas são de até 20".
A silhueta das janelas lembra o Ford Capri original, e as colunas "A" contam com acabamento escurecido, que dá um aspecto flutuante ao teto. Na parte traseira, as lanternas de LED ficam dentro de uma moldura horizontal na cor preta, que também traz o logotipo da Ford e o nome Capri escrito por extenso.
Por dentro, o destaque fica para a grande central multimídia de 14,6". O volante e os bancos contam com revestimento em couro sintético e aquecimento. O assento do motorista ainda traz ajustes elétricos e função de massagem. Completam o pacote o sistema de som premium Bang&Olufsen e iluminação ambiente, que são de série na versão topo de linha do novo Capri.
Outro destaque é o console central, que traz 17 litros de capacidade distribuídos em diferentes porta-trecos. O porta-malas, por outro lado, leva até 570 litros. Em relação à motorização, o novo Ford Capri estreia com duas opções: uma delas conta com um propulsor traseiro de 286 cv, que leva o SUV de 0 a 100 km/h em 6,4s. Nessa versão, o alcance é de até 627 km no ciclo europeu WLTP.
Já a versão topo de linha adiciona um motor elétrico dianteiro e tração integral. Com isso, ela oferece 340 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. O alcance é um pouco menor, com até 592 km. Nas duas versões, a velocidade máxima é de 180 km/h limitados eletronicamente. Com suporte ao carregamento rápido, as baterias vão de 10% a 80% em 28 minutos.
Com entregas previstas para o fim deste ano na Europa, o novo Ford Capri tem preços a partir de 51.950 euros – cerca de R$ 320 mil em conversão direta. Como ele utiliza a plataforma MEB dos Volkswagen ID.4 e ID.5, a chance do novo Capri ser produzido em outros países é baixa. Com isso, o novo SUV cupê não tem previsão de chegada ao Brasil.