Novo Gol "aventureiro" tem visual, mas sofre com motor 1.0
Embora tenha detalhes "aventureiros" por fora, o modelo é equipado apenas com o motor 1.0 l flex, capaz de atingir 76 cavalos de potência
Líder do mercado nacional – com 88.413 emplacamentos até a primeira quinzena de maio de 2013, segundo a Fenabrave – o Gol ganhou uma versão com design aventureiro, que chega ao mercado com preço a partir R$ 33.060. Com suspensão elevada em 23 milímetros e pneus de uso misto, o Gol Track pretende conquistar motoristas que querem um carro para usar na cidade, mas que também pode muito bem ser utilizado em locais com mais buracos e condições piores.
O Track é oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas e o design é marcado por detalhes que dão impressão de robustez. Na dianteira, os faróis de neblina, de série, se destacam acima do para-choque pintado na cor da carroceria. Maçanetas e retrovisores externos são escuros, assim como a grade do radiador. Na traseira, o destaque são as lanternas escurecidas e o conjunto de para-choques na cor da carroceria.
Embora tenha detalhes "aventureiros" por fora, o modelo é equipado apenas com o motor 1.0 l flex, capaz de atingir 76 cavalos de potência, que apresenta alguma de dificuldade de desempenho, principalmente em subidas. Quando o veículo está parado em um morro, o motorista precisa acelerar bastante para que o motor retome a aceleração. Esse esforço faz com que o barulho da cabine incomode, principalmente em marchas lentas.
Os jornalistas que acompanharam o evento de lançamento do carro, em Campinas (SP), participaram de um rali, passando por estrada de terra. Em duplas, piloto e navegador passaram por buracos, subidas, lombadas e curvas fechadas. Mesmo com a elevação na carroceria e com os pneus mistos, que juntos com a suspensão elevada prometem dar mais estabilidade ao carro, o veículo saiu de traseira com facilidade em curvas feitas acima de 50 km/h.
A suspensão respondeu bem ao teste. Mesmo em alguns locais com grandes buracos e falhas na pista, o carro passou com suavidade e os ocupantes pouco sentiram o impacto. Segundo a montadora, o carro, quando abastecido com etanol, vai de zero a 100 km/h em 14s1 e registra velocidade máxima de 160 km/h. Com gasolina, a velocidade máxima é de 158 km/h e o veículo vai de zero a 100 em 14s7.
Os freios, com ABS oferecido de série, contam com sistema de segurança que funciona como alerta para evitar colisões traseiras. Quando o freio é acionado bruscamente, o sistema aciona as luzes de segurança de forma intermitente, e quando o veículo para, a luz de freio deixa de piscar e as luzes de alerta são acionadas.
O interior do veículo é bastante escuro, principalmente pela predominância do preto e do cinza no acabamento. Os bancos são confortáveis, revestidos de tecidos, sendo que o banco do motorista tem regulagem de altura. Nas portas, painel de instrumentos, volante e câmbio, existe a predominância do preto. O carro tem a capacidade de levar cinco ocupantes, tendo um bom espaço para as pernas. O porta-malas de 285 litros, revestido de carpete, é grande e permite que sejam levadas de cinco a seis malas, se bem acomodadas.
Segundo a fabricante, a versão inédita do Novo Gol tem como principal alvo de mercado o Novo Uno Way, que sai a partir de R$ 28.890 na versão 1.0 l, e R$ 32.710 com motor 1.4 l. Como o rival não tem ar-condicionado e direção hidráulica hidráulica de série, o novo Track oferece um melhor pacote de itens, mas é limitado com motor 1.0 l. Quem busca maior sensação de off-road precisaria ir um pouco além e avaliar o “irmão maior”, a versão Rallye, também renovada, mas que tem preço bem mais salgado: R$ 45.850.
Ficha técnica
Motor: 1.0 l Total Flex
Potência: 76 cv (etanol) e 72 cv (gasolina)
Velocidade máxima: 160 km/h (etanol) e 158 km/h (gasolina)
0-100 km/h: 14s1
Porta-malas: 285 litros
Itens de série: airbag para motorista e passageiro, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS, direção hidráulica e desembaçador do vidro traseiro