Novo Golf 2025 é revelado e terá até 300 cv na versão GTI
Com mudanças pontuais no design e mais tecnologia, oitava geração do VW Golf ganha versão híbrida que roda até 100 km em modo elétrico
Distante do Brasil desde 2020, o Volkswagen Golf acaba de ganhar novidades na Europa. A marca alemã revelou na noite de terça-feira, 23, a reestilização do hatch médio. Dentre as novidades, o novo Golf ficou mais tecnológico e ganhou mudanças pontuais no design e na motorização, incluindo uma versão híbrida que roda até 100 km em modo 100% elétrico.
Lançada em 2019 na Europa, a oitava geração do Golf ganhou atualizações no design. Na dianteira, o destaque fica para os novos faróis de LED com a tecnologia IQ.Light, que ficaram mais finos. Além disso, a grade frontal também ficou maior e traz uma barra iluminada e o logotipo da VW traz contornos em LED. O para-choque também é novo, e traz design diferente a cada versão do Golf.
Nas variantes Life e Style, a peça traz uma entrada de ar menor na parte inferior, que ainda traz detalhes e vincos na cor da carroceria. Já nas configurações R-Line, GTE, GTI e R, o para-choque tem desenho mais agressivo e entradas de ar maiores. Na lateral, a novidade fica para as rodas de até 19" com novo design.
Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED com acabamento escurecido e novos elementos internos. Além do Golf hatch, a perua Variant também acompanha as mudanças de design. No interior, a principal novidade é a nova central multimídia de até 12,9" com Android Auto, Apple CarPlay e Chat GPT integrado para funções de conforto, segurança e informação.
O novo Golf também traz painel de instrumentos digital de 10,2" e conta novamente com um volante com botões físicos no lugar de comandos sensíveis ao toque tão criticados pela imprensa e pelos compradores. Fecham as novidades as novas padronagens de revestimentos de bancos e detalhes de acabamento.
Sob o capô, o novo Golf terá diferentes opções a gasolina, híbridas e a diesel. O destaque fica para a nova versão híbrida plug-in GTE, que conta com um motor 1.5 turbo de 177 cv aliado a um elétrico de 115 cv. Com potência combinada de 272 cv, o Golf híbrido esportivo roda até 100 km em modo 100% elétrico.
Também há versões com potências que variam entre 115 cv e 204 cv. Além disso, a versão GTI ganhou um gás extra no motor 2.0 TSI, que agora oferece 265 cv na variante convencional e 300 cv na GTI Clubsport. A versão R – mais esportiva e com tração integral – será revelada até o segundo semestre deste ano.
Dependendo da versão, o Golf também conta com tração dianteira ou integral e opções de câmbio manual de 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas. As mudanças pretendem dar mais fôlego ao Golf até a chegada da nona geração, que não virá antes de 2026 e que pode ser 100% elétrica.
Os preços do novo VW Golf ainda não foram revelados. O hatch e a perua Variant devem chegar ao mercado europeu ainda no primeiro semestre de 2024. Distante do Brasil desde 2020, o Golf está em fase de estudos para o país nas versões esportivas GTI e R, para concorrer com o Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.