Novo Honda Civic ganha versão híbrida que faz até 20 km/l
Equipado com um conjunto híbrido de 184 cv, novo Honda Civic e:HEV antecipa versão eletrificada que pode chegar ao Brasil ainda em 2022
O Honda Civic acaba de ganhar uma novidade importante. A montadora japonesa revelou na última quarta-feira (23) o novo Honda Civic e:HEV que será vendido no continente europeu. Com carroceria hatchback e um conjunto híbrido de 184 cv formado por três motores, o novo Civic híbrido antecipa os detalhes da futura versão eletrificada do modelo que deve chegar ao Brasil ainda em 2022.
O grande destaque do novo Honda Civic e:HEV fica sob o capô. O hatch é equipado com três motores, sendo dois deles elétricos. O outro é um motor 2.0 a gasolina com injeção direta e ciclo Atkinson. Juntos, eles oferecem 184 cv de potência e 315 Nm de torque. Trata-se do mesmo conjunto utilizado pelo Accord híbrido que foi vendido no Brasil. Assim como no sedã, o novo Civic e:HEV tem uma transmissão de relação única.
Outra similaridade com o Accord é o funcionamento do sistema híbrido, que não é plug-in. O motor 2.0 a gasolina atua como um gerador para o motor elétrico principal e movimenta o Civic e:HEV em altas velocidades. O modelo também recupera parte da energia das frenagens e escolhe de forma automática entre os modos de funcionamento elétrico, híbrido ou a combustão, sem intervenção do condutor.
O novo Civic híbrido é equipado com baterias de íons de lítio de 72 células posicionadas sob os assentos traseiros. No entanto, a Honda não divulgou a capacidade das baterias. O motorista pode escolher entre quatro modos de condução – Eco, Normal, Sport e Individual. De acordo com a Honda, o novo Civic e:HEV pode fazer até 20 km/l com gasolina e emite menos de 110 g/km de CO2.
A nova versão não tem mudanças visuais em relação às demais configurações do Civic hatchback. O novo Honda Civic e:HEV está previsto para chegar ao mercado europeu até o segundo semestre deste ano. Até lá, a Honda também deve apresentar o Civic híbrido com carroceria sedã, que será vendido nos EUA e no Canadá. Este sim pode chegar importado ao Brasil, brigando diretamente com o Toyota Corolla Hybrid, já no segundo semestre de 2022.