Novo Honda WR-V será nacional com mistura de Japão e Índia
Saiba tudo sobre a nova geração do Honda WR-V, será fabricado em Itirapina, SP, a partir de 2025 (e o porquê da mistura Japão-Índia)
A Honda já decidiu como será a nova geração do SUV urbano WR-V, que saiu de linha para a chegada do Honda City Hatchback, mas deixou saudades. O novo Honda WR-V passará a ser fabricado em Itirapina, SP, a partir de 2025, e será uma mistura dos carros que são vendidos no Japão e na Índia.
Em outras palavras, será uma mistura do Honda WR-V japonês com o Honda Elevate indiano, que são basicamente o mesmo carro, mas com algumas diferenças pontuais. Os dois foram lançados em 2023, mas o Elevate chegou alguns meses antes. O modelo foi desenvolvido na Índia.
Na visão da Honda, o Brasil ainda pode ser a junção de um país com características diferentes, que foi apelidado de Belíndia em 1974 pelo economista Edmar Bacha porque tinha os impostos da Bélgica (país pequeno e rico) e a realidade social da Índia (país imenso e pobre). No caso da Honda, seria mais adequado o apelido “Japíndia”.
Meio século depois, o novo Honda WR-V trará do Japão não apenas o nome WR-V, que já é consolidado no Brasil, mas também a sofisticação e o requinte no acabamento, com peças cromadas na versão topo de linha.
Da Índia virá o carro propriamente dito, inclusive o motor 1.5 aspirado 16V i-VETC de 4 cilindros que faz 16,9 km/l de gasolina e já está preparado para rodar com 20% de mistura de etanol. O nome Elevate foi registrado pela Honda do Brasil no INPI no ano passado, mas a opção por chamá-lo de WR-V foi a preferida (pelo menos por enquanto).
O novo Honda Elevate foi posicionado como SUV urbano e arrancou com enorme sucesso na Índia, onde obteve 20 mil vendas em apenas 100 dias. Ele tem 4,312 m de comprimento, 1,790 m de largura, 1,650 m de altura e 2,650 m de entre-eixos. No Japão, o Honda WR-V se diferencia apenas no comprimento, que é de 4,325 m (míseros 13 mm a mais).
Nos dois mercados o motor tem 121 cv de potência, mas no Brasil deve manter os 126 cv que já estão disponíveis nos modelos 1.5 atuais. O torque é de 145 Nm e o câmbio será automático CVT de 7 marchas. A opção de câmbio manual de 6 marchas não deve ser aplicada no Brasil.
No Japão, o novo WR-W foi posicionado abaixo do Honda Vezel (nome do HR-V lá), custando 3.000 ienes a menos nas versões de entrada (R$ 10.000). Na Índia, o Honda Elevate é o único SUV da linha e foi posicionado abaixo do City Sedan, custando 130.000 rupias a menos (R$ 7.750).
Com os valores convertidos para reais, o Honda WR-V parte de R$ 70.830 no Japão e de R$ 65.370 na Índia. Se a Honda do Brasil usar como base a diferença da Índia, o novo HR-V vai partir de R$ 108.000. Mas, se usar a referência do Japão, o novo HR-V vai custar no mínimo R$ 131.000 (sempre em valores de hoje).
Nos dois países, o Honda WR-V/Elevate conta com itens de segurança Honda Sensing, painel digital de 7” e multimídia tátil de 10,25”. O tanque de combustível tem apenas 40 litros e o porta-malas acomoda 458 litros (valor total).
O novo SUV urbano tem suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com freios a disco ventilados na dianteira e de lona na traseira. As rodas podem ser de 16” com pneus 215/60 ou de 17” com pneus R$ 215/60. Agora é aguardar para ver qual vai ser o posicionamento do novo Honda WR-V no Brasil, a partir de 2025.