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Novo Honda WR-V terá o mesmo tamanho do Honda HR-V: como poderão conviver?

ANÁLISE: Entenda como a Honda pretende “encaixar” o novo Honda WR-V (agora não mais derivado do Fit) em sua linha de produtos no Brasil

20 fev 2025 - 17h14
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Honda WR-V Z: versão intermediária no Japão
Honda WR-V Z: versão intermediária no Japão
Foto: Honda / Guia do Carro

A nova geração do Honda WR-V chegará ao Brasil ainda em 2025, com produção nacional, mas exigirá inteligência do fabricante japonês para não “canibalizar” o HR-V. Isso porque o Novo WR-V cresceu bastante em relação ao antigo e ficou com o mesmo tamanho do Honda HR-V.

Para dar uma ideia, a nova geração do Honda WR-V (já vendida no Japão) tem 4.325 mm de comprimento, apenas 5 milímetros a menos do que o Honda HR-V brasileiro (4.330 mm). O Novo WR-V também é mais alto (1.650 contra 1.590 mm) e ganha até no entre-eixos (2.650 contra 2.610 mm). Os dois carros têm a mesma largura (1.790 mm).

Honda WR-V X: versão de entrada no Japão
Honda WR-V X: versão de entrada no Japão
Foto: Honda / Guia do Carro

Até aí tudo bem. O problema é que a Honda quer – e precisa – posicionar o Novo WR-V abaixo do HR-V. Na geração anterior, o WR-V tinha apenas 4 metros de comprimento e 2.555 mm de entre-eixos, pois era derivado do antigo Honda Fit. Agora ele usa a plataforma do New City.

Não é comum carros maiores serem posicionados abaixo. Por isso, a Honda vai dotar o Novo WR-V com um pacote de equipamentos de série que o deixem num nível inferior ao do Honda HR-V de entrada (EX, que já vem com o sistema de segurança Honda Sensing). Tanto o Novo Honda WR-V quanto o Honda HR-V de entrada usarão o mesmo motor 1.5 aspirado de 126 cavalos.

Além dos equipamentos, o Honda HR-V também vai se diferenciar pelo motor 1.5 turbo de 177 cv, que é oferecido nas versões Advance e Touring. O Novo WR-V deve estrear apenas com o motor 1.5 aspirado, portanto sem condições de “canibalizar” as versões turbinadas do HR-V.

Honda WR-V Z Plus: versão topo de linha no Japão
Honda WR-V Z Plus: versão topo de linha no Japão
Foto: Honda / Guia do Carro

Tudo isso é muito importante porque a Honda precisa de um SUV de entrada compacto mais barato do que o HR-V para aumentar seu volume de produção e vendas no Brasil. Porém, se o Novo WR-V “canibalizar” o HR-V, a estratégia vai para o buraco, pois o HR-V é um carro lucrativo e o SUV de entrada tende a deixar menos lucros nos cofres japoneses.

Isso não quer dizer que a nova geração do Honda WR-V, que será fabricado em Itirapina (SP), não terá o motor 1.5 turbo e até mesmo o futuro sistema híbrido leve da marca, que deve estrear no HR-V. Mas o Novo WR-V pode ganhar, talvez em 2026, uma versão esportiva com o motor mais potente.

Para além da tática no uso de equipamentos, itens de segurança e motores para não “canibalizar” o Honda HR-V, o Novo WR-V contará com um apelo extra – o da identidade. O design do carro é muito mais aventureiro e jovial, possibilitando que a Honda provoque o desejo de compra apenas no público que não tem um HR-V. 

Honda WR-V: volante de direção do lado direito no Japão
Honda WR-V: volante de direção do lado direito no Japão
Foto: Honda / Guia do Carro

Finalmente, não se pode descartar a possibilidade de o Honda HR-V perder a atual versão de entrada EX e deixar a intermediária EXL como nova configuração de entrada, pois isso abrirá espaço para o Novo WR-V ter um preço mais salgado – e lucrativo – na versão topo de linha. No Japão, o Honda WR-V tem três versões: X, Z e Z+.

Nova geração do Honda HR-V vem superequipada:

Guia do Carro
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