Novo Jeep Compass será híbrido e elétrico e chega em 2026
Compass terá nova geração construída em plataforma usada em carros híbridos e elétricos das diversas marcas da Stellantis
Apesar de ter recebido novidades há algumas semanas, o Jeep Compass tem uma nova geração no forno sendo preparada para 2026. De acordo com informações do site Autos Segredos, o projeto J4U já está em andamento.
Assim, o SUV médio usará a plataforma STLA Medium, criada para ser base de diversos modelos eletrificados da Stellantis, sejam carros de passageiros, SUVs e crossovers dos segmentos C e D. Será o primeiro modelo a usar essa plataforma, que também será fabricada em Goiana (PE).
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Isso significa que o modelo terá versões híbridas e elétricas, estreando a produção nacional de carros eletrificados do grupo Stellantis. Contudo, o atual Compass permanecerá em linha como uma versão de entrada, que deverá ter um sobrenome complementar. Como faz hoje a Hyundai com Creta e Creta Action, por exemplo.
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Essa configuração vai suprir a lacuna deixada pelo Renegade, que já saiu de linha nos EUA e pode ter o mesmo destino no Brasil. Por ora, a empresa estuda entre manter o jipinho de entrada em versão híbrida ou fabricar o Avenger, que é ligeiramente menor, por aqui.
Como será o novo Compass
Ainda segundo o site, o novo Compass ficará posicionado entre a atual geração e o Commander na linha da Jeep. Além disso, a nova geração do SUV deverá abastecer outros mercados globais, como o norte-americano.
A arquitetura STLA Medium, de 400 volts, já é base da nova geração do Peugeot 3008, por exemplo, então o novo Compass terá medidas semelhantes aos do utilitário francês. Desse modo, será ligeiramente maior: 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 2,74 m de entre-eixos. A altura em relação ao solo será de 22 centímetros.
Em termos de trem de força, o novo Compass manterá o 1.3 turboflex de até 185 cv com auxílio de motores elétricos montados no eixo traseiro para oferecer tração integral. Por fim, o modelo também deverá ter opções elétricas, com motor apenas no eixo dianteiro para configurações 4×2 ou um em cada eixo para tração 4×4.
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