Novo Jeep Compass terá versão elétrica com alcance de 700 km
Com a nova plataforma STLA, próxima geração do Jeep Compass deve chegar ao Brasil em 2026 com inédita versão elétrica de 390 cv
O Jeep Compass deve ganhar uma inédita versão elétrica em breve. Lançada globalmente em 2016, a segunda geração do SUV médio deve ser substituída por um novo modelo até 2025. Assim como o Compass atual, o novo modelo também deve ser produzido na fábrica da Stellantis em Goiana, PE.
Isso abriria caminho para que não apenas o Jeep Compass, mas também o Ram Rampage, entrassem fortes no mercado de carros elétricos entre 2026 e 2027. Caso contrário, o Compass elétrico ocuparia o lugar que hoje é do Compass 4xe Plug-in Hybrid (este, sim, será nacional com certeza).
Sucesso de vendas no país – com 59.106 unidades vendidas somente em 2023, o Jeep Compass é líder de sua categoria desde o lançamento em 2016. Com isso, a futura geração do SUV certamente deve estar no futuro ciclo de investimentos da Stellantis para o Brasil, que inclui a produção de carros híbridos e elétricos no país.
O novo Jeep Compass será feito sobre a nova plataforma STLA Medium, que estreou na nova geração do Peugeot 3008. A base modular comporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas, tendo diferentes opções de comprimento e entre-eixos. É esperado que o novo Compass tenha porte um pouco maior do que o atual, que mede 4,40 metros.
Ao contrário de modelos como o Renegade e Wrangler, o Compass não deve ter linhas com pegada retrô, adotando um estilo mais moderno e evolutivo em relação ao modelo atual. Enquanto o novo Compass não chega de fato, o designer Kleber Silva imaginou como pode ser a futura geração do SUV feito em Pernambuco.
Por dentro, é mais do que esperada a presença de telas maiores do que no Compass atual, além de um layout mais moderno do painel e console. Sob o capô, o novo Jeep Compass também deve manter o atual 1.3 turbo flex de 185 cv com o auxílio de alguma tecnologia de eletrificação.
Outra alternativa seria o motor 2.0 Hurricane de 272 cv da Rampage, que deve chegar ao SUV já no ano que vem. Já as versões elétricas poderão ter entre 220 cv e 390 cv de potência, com alcance elétrico de até 700 km, dependendo da versão. O carregamento rápido também deve ser um dos destaques, indo de 20% a 80% em apenas 27 minutos.
Fontes: Motor1 e Guia do Carro