Novo Lexus UX 300h, híbrido completo, substitui UX 250h no Brasil
Crossover japonês chega à quinta geração do sistema híbrido e ganhou mais potência; novo UX 300h tem mudanças de design e conteúdo
O novo Lexus UX 300h – crossover híbrido japonês – estreia no Brasil em substituição ao Lexus UX 250h e já está à venda. Com um sistema híbrido completo (HEV) atualizado (quinta geração) e mais potente, o novo Lexus UX 300h também tem mudanças importantes na transmissão e no painel.
O novo Lexus UX 300h chega em versão única com preço de R$ 299.990. Ele substituiu no mercado brasileiro as três versões do Lexus UX 250h. A Lexus é a marca de luxo da Toyota Motor Corporation. O novo Lexus UX 300h é mais potente – ele tem 198 cv, contra 182 cv do antigo UX 250h. Houve um acréscimo de 16 cavalos na potência combinada.
Segundo a Lexus do Brasil, a chegada do novo UX 300h, representa a evolução de seu crossover urbano com a quinta geração do Lexus Hybrid System. As mudanças incluem atualização da transmissão transaxle e das baterias de íons de lítio, novos equipamentos de série.
O lançamento reforça a estratégia e o pioneirismo da Lexus no mercado brasileiro, onde a marca foi a primeira do segmento premium a oferecer 100% do portfólio eletrificado, além de contribuir com o objetivo global da Toyota para reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.
A quinta geração do sistema híbrido da Lexus soma o motor 2.0 a gasolina de 152 cv de potência e 184 Nm de torque com um motor elétrico com 112 cv (82 kW) e 202 Nm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 16 cv a mais que o antecessor UX 250h –, o que garante “desempenho mais responsivo ao crossover”, segundo o fabricante japonês.
A nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos. A ideia é tornar as troca de marchas mais rápidas e suaves.
O novo Lexus UX 300h exibe a icônica spindle grille da marca, que forma conjunto com a assinatura luminosa de LED em "L" da Lexus nos faróis. Os paralamas são alargados e as rodas de 18” posicionadas nas extremidades da carroceria, o que reduz os balanços e dá maior versatilidade ao UX300h para enfrentar valetas, buracos e irregularidades.
Com portas, para-lamas e capô feitos de alumínio, bem como tampa traseira produzida com materiais compósitos, o Lexus UX 300h reduz o centro de gravidade para apenas 59,4 cm, o que “garante uma sensação de agilidade ao dirigir que normalmente é associada aos hatches esportivos”, segundo o fabricante, “mas sem renunciar à altura da carroceria e da visibilidade”. Em resumo: tem mais estabilidade.
Todo o sistema de suspensão – McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, ambas montadas em subquadros – foram ajustadas especialmente para combinar agilidade e conforto. Vamos conferir quando avaliarmos o carro no dia a dia.
Já o Active Cornering Assist (ACA), uma função integrada com o Vehicle Stability Control (VSC), auxilia o motorista a manter a trajetória desejada ao atuar sobre os freios para melhorar a estabilidade e a precisão nas curvas. É a famosa vetorização de torque, que melhora muito o comportamento direcional do automóvel.
O interior do novo Lexus UX 300h recebeu quadro de instrumentos digital com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores que alteram o layout de acordo com o modo de condução. E o acabamento também está mais refinado, com novo layout para os botões dos comandos nas portas e seletor de marchas eletrônico do tipo joystick.