A Nissan inaugurou nesta terça-feira sua primeira fábrica própria no Brasil - até então, os modelos Frontier e Livina eram feitos em parceria com a Renault no Paraná. Localizada em Resende (RJ), a nova unidade terá capacidade máxima para cerca de 200 mil carros por ano, mas nesta primeira fase o teto será de 60 mil. O primeiro modelo a sair da linha de montagem é o New March, que estará disponível nos próximos meses nas concessionárias, com motor 1.6 litros 16V produzido no mesmo lugar.
De acordo com Murilo Moreno, diretor de marketing para o Brasil, a novidade não irá aposentar o irmão mais velho. A intenção da fabricante japonesa é manter os dois veículos no mercado, sendo o "antigo" um modelo de entrada para concorrer com os subcompactos Fiat Uno e Volkswagen Up!. Já a versão moderna irá bater de frente com Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Uma primeira "fornada" do New March já saiu para a inspeção dos japoneses, que é parte do procedimento para o início efetivo da produção comercial.
A mesma linha de montagem em Resende produzirá também o novo Versa, mas a empresa ainda não confirma quando será. Segundo Moreno, a unidade também está preparada para fazer modelos futuros sobre a mesma plataforma do March. "Cada plataforma é pensada para ter até cinco derivações", afirmou o executivo. A nacionalização dos componentes já é 60% e deve atingit 80% em dois anos.
Depois de um 2013 complicado, com déficit de 30 mil carros a menos que em 2012 por causa das cotas de importação, a Nissan espera ganhar fatia de mercado neste ano com a produção local do March e do Versa. Para isto acontecer, houve investimento de cerca de R$ 2,6 bilhões. A meta da empresa é mais que dobrar o market share, para 5% das vendas do mercado nacional até 2016.
"Desde o lançamento do projeto em 2012, acompanhei tudo. Toda a América Latina representa um mercado de cerca de 400 milhões de habitantes. Viemos para ficar e nos tornar uma marca forte", afirmou o CEO global da Nissan, Carlos Ghosn, que apertou o botão simbólico que dá inicio às operações da nova fábrica.
O jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil.
A Nissan inaugurou sua primeira fábrica própria no Brasil
Foto: Peter Fussy / Terra
Até então, os modelos Frontier e Livina eram feitos em parceria com a Renault no Paraná
Foto: Peter Fussy / Terra
Localizada em Resende (RJ), a nova unidade terá capacidade máxima para cerca de 200 mil carros por ano
Foto: Peter Fussy / Terra
Nesta primeira fase de operação o teto será de 60 mil unidades por ano
Foto: Peter Fussy / Terra
O primeiro modelo a sair da linha de montagem é o New March
Foto: Peter Fussy / Terra
O modelo estará disponível nos próximos meses nas concessionárias, com motor 1.6 litros 16V produzido também em Resende
Foto: Peter Fussy / Terra
A novidade não irá aposentar o irmão mais velho
Foto: Peter Fussy / Terra
A mesma linha de montagem em Resende produzirá também o novo Versa, mas a empresa ainda não confirma quando será
Foto: Peter Fussy / Terra
A inauguração da fábrica de Resende teve a participação da escola de samba Salgueiro
Foto: Peter Fussy / Terra
A nacionalização dos componentes já é 60% e deve atingit 80% em dois anos
Foto: Peter Fussy / Terra
Fábrica em Resende terá capacidade máxima para 200 mil veículos e motores por ano
Foto: Divulgação
A Nissan investiu cerca de R$ 2,6 bilhões na unidade produtiva
Foto: Divulgação
O complexo fabril já emprega cerca de 1,5 mil éssoas, segundo a Nissan
Foto: Divulgação
Mulheres representam 15% do número total de empregados atuais
Foto: Divulgação
No total, 88 robôs são usados na linha de produção para fazer os trabalhos que exigem mais precisão
Foto: Divulgação
O parque de fornecedores já conta com quatro fabricantes de autopeças, além de outros dois que operam dentro da fábrica de veículos
Foto: Divulgação
A nacionalização de componentes no início da produção é de 60%, mas deve chegar a 80% até 2016
Foto: Divulgação
O teste final de funcionamento é realizado em 100% dos motores produzidos na fábrica de Resende
Foto: Divulgação
Com a unidade no Estado do Rio de Janeiro, a Nissan complementa sua capacidade de produção em solo brasileiro, atualmente de 59 mil unidades por ano na fábrica da Aliança Renault-Nissan, localizada em São José dos Pinhais (PR)
Foto: Divulgação
O New March chegará às concessionárias nos próximos meses para brigar de frente com Chevrolet Onix e Hyundai HB20
Foto: Divulgação
Uma primeira "fornada" do New March pasou pela inspeção de japoneses vindos da matriz
Foto: Divulgação
O New March virá com motor 1.6 litro 16V flex, produzido também em REsende