Novo Mercedes-AMG C 63: sai um V8, entra um motor 2.0 híbrido
Com duas versões, S Performance e F1 Edition, superesportivo da Mercedes-AMG pode passar de R$ 1 milhão para os clientes brasileiros
A Mercedes-Benz é uma das marcas que mais tem investido na eletrificação da sua linha de automóveis. Quando olhamos para o segmento de carros premium, a marca alemã é a que tem mais opções de carros eletrificados no nosso mercado. O seu lançamento mais recente é o superesportivo Mercedes AMG C 63, que trocou seu ovacionado motor V8 por um conjunto híbrido que também é de tirar o fôlego.
O Mercedes AMG C 63 foi lançado no exterior em 2022, mas desembarcou no Brasil só agora, dois anos depois. O modelo chega em duas versões: S E-Performance por R$ 906.000, configuração de entrada com mais de 20 opcionais e a topo de linha ainda mais exclusiva, a F1 Edition por R$ 1.015.000.
Embora, o nome remeta a uma edição limitada, a Mercedes-Benz deixou claro que não foi definido quantas unidades serão destinadas ao mercado brasileiro, o que quer dizer que os interessados não precisaram disputar uma unidade do modelo, pois o fabricante pretende atender a demanda do país. Questionada sobre qual versão tem sido a preferida entre os compradores, a Mercedes revelou um cenário de empate.
Quando falamos de um carro que chega na faixa de preço dos sete dígitos, fica muito mais difícil encontrar o que criticar, e as peculiaridades de cada carro acabam refletindo muito as preferências do público ao qual ele é destinado. Por outro lado, quando falamos de carros que chegam perto ou passam de R$ 1 milhão, também fazemos uma avaliação muito mais rigorosa.
De V8 para 2.0 turbo híbrido: como anda o Mercedes-AMG C 63
Vamos começar pela principal mudança do Mercedes-AMG C 63: o coração. É raro encontrar alguém que não se renda aos delírios que um motor V8 pode proporcionar. Por isso, a troca de um V8 por um motor 2.0 turbo combinado a um motor elétrico poderia até parecer pouco estimulante se não estivéssemos falando de um conjunto que pode entregar até 680 cv de potência e 1.020 Nm de torque.
O que faz com ele Mercedes-AMG vá de 0 a 100 km/h em incríveis 3,4 segundos. Só para ler essa última frase você levou mais de 5 segundos. Esse é simplesmente o motor híbrido mais potente feito em série até hoje. O Mercedes-AMG C 63 faz você sentir que está voando sem tirar as rodas do asfalto.
Fomos até o autódromo da Fazenda Capuava (SP) para dirigir a versão S E-Performance, já que a versão F1 Edition estava disponível apenas para exibição. Demos algumas voltas nas curvas sinuosas e aceleramos muito em linha reta para constatar que os alemães conseguem proporcionar tanta diversão com um carro eletrificado quanto com um V8 pulsante.
O motor 2.0 turbo entrega 476 cv a 6.725 rpm e 545 Nm entre 5.250 e 5.500 rpm. O motor elétrico que fica no eixo traseiro entrega 95 cv de forma contínua, mas dependendo do modo de condução o propulsor elétrico pode entregar até 205 cv e 319 Nm de torque. Porém, o carro só fica em potência máxima por um período de aproximadamente 10 segundos.
Os motores são combinados a uma transmissão automática de 9 velocidades, tração integral e uma bateria de alta potência de 6,1 kWh e 400 volts. O AMG C 63 herda várias tecnologias dos carros da Fórmula 1. Uma delas é a bateria especificamente projetada para rápida entrega e carregamento de energia com resfriamento direto das células.
Outra curiosidade para lá de interessante é que esse motor é primeiro motor do mundo a ser equipado com um turbocompressor de gases de escape assistido eletricamente. Esse sistema é derivado diretamente da tecnologia usada pela Mercedes na F1. Isso faz com que as respostas em todas as faixas de rotações sejam mais precisas.
Vale lembrar que, apesar de ser um carro híbrido, ele foi projetado com foco em performance e não em autonomia. Isso quer dizer que, se o ponto alto do C 63 é o desempenho, o ponto baixo é o consumo. Para se ter ideia, no modo 100% elétrico ele não roda mais de 15 km, mesmo no modo mais econômico. E estamos falando de um híbrido plug-in, hein!
Outro ponto empolgante desse superesportivo é que ele conta com oito modos de direção: Electric, Comfort, Battery Hold, Sport, Sport+, Race, Slipper e Individual. Na pista tivemos a oportunidade de testar apenas o Comfort e o Sport. No segundo modo o carro fica muito mais provocativo, agressivo, responde muito rápido a cada toque no acelerador e sem perceber já estamos a 180 km/h.
Embora tenha uma potência absurda, a Mercedes entrega todos os cavalos muito bem domados. É fácil e divertido controlar o AMG C 63, pois mesmo quem não tem muita experiência com esportivos sente muita segurança. Sem dúvida esse é um dos pontos mais altos da marca: conseguir oferecer esse nível de emoção ao volante, mas com o motorista se sentindo muito seguro.
Embora seja um carro grande, ele contorna muito bem cada curva e fica grudado no chão o tempo todo. Mesmo pisando muito no acelerador ficou claro que o Mercedes-AMG C 63 consegue entregar muito mais do que pudemos ver nos 10 minutos de pista com ele. Também não conseguimos testar o modo drift, que certamente deixaria a experiência ainda mais empolgante. Outro diferencial é que ele conta com eixo traseiro direcional.
- Motor: P3: motor à combustão na dianteira 2.0 de 476 cv 545 Nm, motor elétrico no eixo traseiro de 90 a 205 cv e 319 Nm de torque
- Potência máxima: 680 cv a 6.750 rpm
- Torque máximo: 1.020 Nm a 5.250 - 5.500 rpm
- Peso/potência: 3,18 kg/cv (versão S E Performance)
- Peso/torque: 2,12 kgNm (versão S E Performance)
- Câmbio: automático, 9 marchas
- Tração: integral
- 0 a 100 km/h: 3,4 segundos
- Velocidade máxima: 280 km/h
Design e dimensões: o que chama mais atenção no novo C 63
Em termos de dimensões o novo Mercedes-AMG C63 S é evidentemente mais avantajado do que o Classe C, graças aos 50 mm a mais na dianteira, 83 mm de comprimento, 76 de largura e 10 mm de entre-eixos.
Dimensões: 4.842 mm de comprimento, 2.875 mm de entre-eixos, 2.033 mm de largura, 1.458 mm de altura, 280 litros de porta-malas, 60 litros de tanque de combustível.
Agora partindo para o design: saias laterais, para-choque traseiro com difusor e os acabamentos de escape duplo trapezoidal, inscrição "AMG" talhada na parte superior, teto solar panorâmico, couro Nappa, volante AMG Performance revestido de couro e base aplanada, interior com detalhes em fibra de carbono, são os pontos que mais se destacam no que diz respeito ao design.
Na versão F1 Editon, ele ganha ainda mais detalhes que remetem ao universo esportivo como: bancos esportivos AMG Performance, acabamento interno em preto e costuras em vermelho, acabamento em fibra de carbono combinando as cores preto e vermelho, cinto de segurança em vermelho contrastante, pacote aerodinâmico AMG (difusores e spoilers), pintura especial na cor Cinza Alpino Manufaktur, rodas AMG forjadas de 20" pintadas em preto fosco com bordas vermelhas e tapetes exclusivos com logo F1 Edition.
É inquestionável que o Mercedes AMG C 63 seja um carro bonito, sofisticado e com vários detalhes que remetem esportividade. Mas há quem questione a ausência de linhas e vincos mais agressivos que deixam explícito que se trata de um superesportivo.
Carros de marcas generalistas algumas vezes pecam por oferecer um design muito agressivo com um motor que não é capaz de tanto. No caso desse superesportivo seu design não entrega tudo que ele guarda embaixo do capô. Porém, isso não é uma crítica. Isso o torna ainda mais surpreendente.
E agora falando do DNA da marca, é característico da Mercedes priorizar a elegância, a sofisticação, o refinamento de cada componente. Ela usa todos os componentes do universo esportivo, mas não pesa a mão em nada que possa comprometer a elegância. O seu tradicionalismo está nisso. E pensando também no público feminino, pois as mulheres não só compram muito como também influenciam muito as compras de terceiros, especialmente as do marido.
Raramente uma pessoa compra um carro para andar sozinho. O BMW M3 é um carro incrível, concorrente direto do Mercedes AMG C 63, mas menos potente (510 cv), o que já pode deixar o cliente mais inclinado ao superesportivo da Mercedes. Mas em um cenário em que ele ainda esteja muito dividido e uma mulher for dar o voto de minerva, em qual carro ela se sentiria mais confortável? E considerando uma mulher altamente sofisticada, qual modelo lhe atrairia mais? Bem, é uma disputa acirrada, mas nos arriscamos a apostar nossas fichas no C 63.
Principais itens de série
MERCEDES-AMG C 63 S E-PERFORMANCE
- Acabamento interno em fibra de carbono AMG
- AMG TRACK PACE (análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos)
- Assentos revestidos em couro Nappa, dianteiros com ajustes elétricos (inclui lombar) e função memória
- Sistemas de direção semiautônoma
- Assistentes Ativos de Distância DISTRONIC, de Frenagem, de Manutenção de Faixa e de Ponto Cego
- Pre-Safe Impulse Side
- Proteção de Pedestres
- Suporte para manobras evasivas
- Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°
- Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
- Iluminação ambiente de 64 cores
- MBUX
- Tela central de 11,9’
- Burmester® Surround Sound System (710W) e Dolby Atmos®
- Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto) & Wireless Charging
- Navegação com realidade aumentada e Head-up display
- Pacote AMG Night de acabamentos externos
- Faróis DIGITAL LIGHT
- KEYLESS-GO (Abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves)
- Quadro de instrumentos do condutor de 12,3’
- Sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 2,5°)
- Teto solar panorâmico
MERCEDES-AMG C 63 F1 EDITION
- Assentos AMG Performance
- Acabamento interno em preto e costuras em vermelho
- Acabamento interno AMG em fibra de carbono preto/vermelho
- Cintos de segurança na cor vermelha
- Pacote Aerodinâmico AMG (difusores e spoilers)
- Pintura especial - Cinza Alpino Manufaktur
- Rodas AMG forjadas de 20” pintadas em preto fosco com bordas vermelhas
- Tapetes exclusivos com logo F1 Edition