Novo Mercedes-AMG C 63 traz conjunto híbrido com quase 700 cv
Modelo foi apresentado nas versões sedã e station e possui tecnologia oriunda da F1; motor 2.0 é o mais potente do mundo, com 241 cv
A Mercedes-Benz apresentou nesta quarta-feira (21) a configuração mais radical do seu modelo mais vendido, o Classe C. Trata-se do Mercedes-AMG C 63 S E Performance, que, de acordo com a montadora, traz know-how e tecnologias de última geração utilizadas na Fórmula 1 para as ruas.
Disponível nas configurações sedã e station wagon, o novo esportivo é híbrido Plug-in e conta com um motor elétrico de duas velocidades montado no eixo traseiro e com outro a combustão, de 2.0 litros turboalimentado na dianteira. Este, aliás, é o 4-cilindros produzido em série mais potente do planeta, sendo capaz de entregar 241 cv. A Mercedes-AMG garante ainda que a entrega de potência e de torque ocorrem de forma quase instantânea, graças ao turbo com assistência elétrica, que elimina o chamado turbo lag.
O conjunto elétrico e a bateria de alto desempenho com 400V, aliás, são desenvolvimentos internos exclusivos da AMG, que destaca a competência da engenharia de ponta dos desenvolvedores baseados em Affalterbach. A potência combinada do sistema combinado é de 689 cv, enquanto o torque máximo do conjunto é de 104 kgfm.
Graças a esse conjunto, o novo C 63 S consegue arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Esse número, contudo, pode ser estendido para 277 km/h (sedã) e 267 km/h (station) com um pacote opcional de desempenho. Além disso, a motorização híbrida põe o novo Mercedes-AMG à frente de seus rivais (não eletrificados) BMW M3 e Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio.
Outra novidade que promete chamar a atenção é o modo Drift, que permite derrapar de maneira controlada, mesmo com o controle de estabilidade e de tração acionados. Além disso, o novo C 63 conta com eixo traseiro direcional como item de série, uma exclusividade no segmento, de acordo com a Mercedes-AMG.
"Com o C 63 S E Performance, abrimos um novo capítulo na história da nossa marca. Com seu conceito revolucionário, traz uma abordagem completamente nova ao segmento, que até agora era caracterizado principalmente pela promessa puramente de desempenho”, declarou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-AMG. “Mas o conceito híbrido inteligente oferece muito mais. Tenho certeza de que com essa tecnologia, que incorpora muito know-how da Fórmula 1, também atrairemos um novo grupo de clientes", acrescentou.
Em termos de design, o C 63 S E Performance se difere do Classe C original nas proporções mais musculosas, basicamente. Por conta dos apêndices aerodinâmicos, a parte dianteira do carro é 50 mm mais longa e os para-lamas são mais largos; já o comprimento total ficou 83 mm maior. Tudo isso resulta em um carro mais encorpado e impressionante à primeira vista.
Um detalhe pequeno, mas importante, é que, pela primeira vez em um modelo de produção da Mercedes-AMG, o emblema da preparador substitui a conhecida estrela de três pontas na extremidade frontal do capô. Outros elementos típicos incluem a grade e a saia dianteira específicas da AMG.
Atrás, a saia traseira com um grande difusor, bem como as duas ponteiras de escapamento trapezoidais completam o pacote visual. O emblema "E Performance" nos para-lamas indica a motorização híbrida. A empresa não revelou quando o Mercedes-AMG C 63 S E Performance vai chegar às lojas na Europa, nem os preços, mas espera-se que o modelo esteja à venda antes do fim do ano ou, no mais tardar, no início de 2023.