Novo Mercedes-Benz CLA terá motor 2.0 turbo feito pela Geely
Motor 2.0 turbo a gasolina do novo modelo terá sistema híbrido leve com unidade elétrica de 48V; unidade deve chegar ao mercado em 2026
Já apresentada ao mundo em forma de conceito durante Salão de Munique (Alemanha), em setembro, a terceira geração do Mercedes-Benz CLA terá variante equipada com um motor sino-europeu. Isso porque o propulsor 2.0 turbo quatro cilindros, em síntese, será feito pela Horse - aquela empresa que nasceu em maio deste ano de uma joint venture entre a Renault e o grupo Geely.
Mesmo que o modelo tenha a intenção de seguir a trilha da eletrificação - afinal, essa é a prioridade da nova plataforma modular MMA (Arquitetura Modular Mercedes-Benz) - o sedã contará, também, com motor a combustão. Este é o caso do novo propulsor a gasolina.
Mas para que isso vire realidade, exige-se uma certa logística. Em síntese, o motor feito na China (com projeto da própria Mercedes) é enviado para a Alemanha e, lá (em paralelo à produção do CLA) é adicionado o conversor catalítico. Tudo para corresponder às exigentes normas de consumo e emissões.
Combustão, não! Híbrido leve
O motor que equipará o novo Mercedes-Benz CLA consiste em um quatro cilindros a gasolina, com 2,0 litros, turbo e potência máxima de 250 cv. O torque fica em 36,7 kgfm. Informações apontam que fará parte de um sistema híbrido leve, de 48V. Este novo motor, aliás, deve equipar modelos de todas as fabricantes envolvidas.
O novo CLA, todavia, contará inicialmente com configuração puramente elétrica. Neste caso, entra em cena o motor montado no eixo traseiro, de 238 cv, alimentado por bateria de 89,6 kWh. A autonomia é de 750 km, de acordo com o ciclo WLTP. A apresentação do novato deve acontecer em 2025 - as vendas do modelo híbrido leve, no entanto, devem ficar para 2026.