Novo Mini Aceman chegará ao Brasil para brigar com Volvo EX30
Posicionado entre o Mini Cooper e o Countryman, novo Mini Aceman é sempre elétrico e tem até 218 cv; SUV será lançado até março no Brasil
A linha Mini vai ficar maior em breve. Depois de lançar os novos Mini Cooper S e Countryman SE no ano passado, a marca inglesa anunciou a chegada do novo Aceman ao Brasil durante o primeiro trimestre de 2025. Posicionado justamente entre o hatch Cooper e abaixo do Countryman, o novo modelo é 100% elétrico e será uma das novidades da marca em 2025 no país.
Revelado mundialmente em abril do ano passado, o novo Mini Aceman segue a atual identidade de design da Mini, que conta com linhas mais minimalistas. Na dianteira, os faróis de LED trazem formato oval, enquanto a grade frontal traz design fechado na parte superior e acabamento na cor preta, contrastando com a tonalidade da carroceria.
Na lateral, o teto tem efeito flutuante. Também há acabamentos em plástico preto na parte inferior da carroceria e nos para-lamas, enquanto as rodas podem ser de 17" a 19". Para efeito de comparação, o novo Mini Aceman mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura. Já o entre-eixos é de 2,60 m.
Essas medidas o posicionam exatamente entre o novo Cooper hatch e o Countryman. Na traseira, o Mini Aceman traz lanternas de LED e a placa posicionada na tampa do porta-malas. Já o interior traz o layout tradicional dos carros da marca inglesa, incluindo a tela central de 9,44" com formato redondo.
Já o acabamento conta com materiais reciclados e de origem sustentável, como na nova geração do Mini Cooper. Um dos grandes destaques do novo Mini Aceman é o visual, e com isso, a montadora também deve oferecer inúmeras opções de cores e acessórios. Em relação à motorização, o Aceman será apenas elétrico.
Na Europa, o modelo conta com uma versão de entrada equipada com um motor elétrico de 184 cv e 289 Nm. O alcance é de até 310 km no ciclo europeu WLTP. Já a versão topo de linha oferece 218 cv e 329 Nm, com alcance ainda maior, de até 406 km. No Brasil, a marca inglesa deve oferecer apenas a versão mais potente por conta da maior capacidade da bateria. O Aceman vai concorrer diretamente com modelos como o Volvo EX30, BYD Yuan Plus e o novo Peugeot E-2008 no país.