Novo Mustang GT: tecnológico como nunca, icônico como sempre
Primeiras impressões: testamos o novo Ford Mustang, que estreia sua geração mais tecnológica, com direito até a leitor de buraco e 488 cv
Com 60 anos de história, a sétima geração do Ford Mustang chega para levar os entusiastas dos Muscles Cars ao deleite. Depois de muita espera, finalmente colocamos o pé no pedal do acelerador desse esportivo americano, e ele entregou exatamente o que esperávamos de um Mustang com sobrenome GT.
Equipado com a quarta geração do motor Coyote, nome dado a família de motores 5.0 V8 a gasolina da Ford, o nome Mustang precisa de apenas 4,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, isso graças aos seus 488 cv entregue em 7.250 rpm e 564 Nm a 5.000 rpm. São 5 cv e 8 Nm a mais que o Mustang Mach1.
Apesar de ligeiramente mais forte e potente, a sétima geração não tem nenhuma vantagem no 0 a 100 km/h em relação a geração anterior, ganhando destaque apenas no 0 a 200 km/h. Sem delongas, podemos ir direto ao ponto como o público desse tipo de carro gosta: o Mustang GT não é mais emocionante de guiar do que o Mach 1, mas também não deixa a desejar.
Como anda o Ford Mustang GT?
Acontece que a aposta da Ford para a nova geração do Muscle Car não foi entregar um carro muito mais potente, forte e rápido. Mas o Mustang mais tecnológico de todos. E, claro que, isso impacta na dirigibilidade.
Quem gosta de levar o carro ao limite, vai sentir o Mustang muito mais na mão do que as outras gerações. Isso graças a uma série de fatores, um deles é a suspensão adaptativa MagneRide recalibrada, que ajuda a reduzir a rolagem da carroceria em curvas de forma independente e melhora a aderência em acelerações e frenagens. Ou seja, o motorista sente o carro muito mais seguro.
Até em curvas mais fechadas, como tivemos oportunidade de testar no autódromo Velocitta, você não sente que vai perder o esportivo quando abusa um pouco mais. Por mais que um carro com tração traseira exija muito mais do motorista, as tecnologias do Mustang fazem com que você experimente um carro grudado no chão.
Além da nova calibração da suspensão, as barras estabilizadoras herdades do Mach 1 também ganharam maior rigidez. Só a rigidez torcional teve uma melhoria de 30%. Outra novidade, é que agora o muscle car é equipado com freios Brembo de alta performance, assim como os esportivos de luxo.
Agora particularmente falando, um ponto alto do Mustang é que você sente o carro ganhando velocidade. Ele vai de 100 a 150 km/h com uma facilidade elogiável, mas quem está na direção sente esse ganho, muito devido também ao ronco emitido. O que é diferente de muitos esportivos, especialmente elétricos, que ganham velocidade absurdamente rápido, mas sem que o motorista perceba, como se estivesse em uma cápsula, que você só tem noção da velocidade que está se estiver com os olhos no velocímetro.
Com o Mustang não, com ele você tem muito mais tato para saber a velocidade que está sem precisar recorrer ao painel de instrumentos. Porém, tem outros fatores que não são tão prazerosos. Por exemplo, se sente muito o ruído do vento na estrada e apesar de ele ter sido adaptado para o solo brasileiro, ainda assim se sente consideravelmente os desníveis do solo no habitáculo.
Também vale citar que ele tem um volante bem sensível, é bom que o motorista saiba dosar isso para uma direção mais refinada. Não é porque você está guiando um muscle car que você precisar fazer mudanças de faixa que os passageiros ficam dançando nos bancos (fica a dica).
Outro ponto alto do Mustang (afinal, ele não é um carro de uma cereja só), é seu incrível sistema de detecção de buracos, algo muito necessário para quem mora no Brasil. O sistema é composto por uma série de sensores que fazem a leitura das irregularidades do solo mais acentuada quando o pneu está prestes a passar pelo buraco, nesse momento o sistema enrijece a suspenção, preparando o carro para que os componentes não recebam o impacto. Não é fantástico?
Configurado para você
O Ford Mustang já se diferencia da maioria dos carros esportivos por ter um design muito autêntico. Só que com o passar das gerações, ele tem ganhado ainda mais peculiaridades. Nesta geração, o motorista pode deixar a direção do carro muito mais personalizada, o que aproxima o Mustang de modelos de marcas premium.
São quatro modos de condução: Esportivo, Pista, Pista Drag e Escorregadio. Três modos de direção: Normal, Esportivo e Conforto. Quatro ajustes do escapamento: normal, esportivo, pista e silencioso. E antes que você me pergunte quem vai querer silenciar o ronco desse V8, eu te aconselho a fazer isso ao chegar em casa de madrugada, afinal, sua diversão não precisa acordar os vizinhos. Na verdade, seria bem juvenil chegar fazendo arruaça na garagem no prédio às 3 horas da manhã.
Além disso, silenciar o escapamento é uma função bem útil para quando seu filho ou filha precisarem pegar seu possante emprestado sem apresentar um pedido formal antes. Brincadeira! Foi só para testar se você está atento a leitura.
Por fim, você ainda pode escolher entre quatro ajustes da suspensão Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag. Todos esses modos permitem que diversos parâmetros do carro sejam alterados como: assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marchas, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência no painel de instrumento.
Em breve falaremos mais detalhadamente de cada um desses modos quando ficarmos mais tempo com ele para uma avaliação completa. Enquanto isso, aproveite para relembrar as mudanças estéticas da sétima geração do Ford Mustang GT.
Itens de série Ford Mustang GT Performance – R$ 529.000
- 5 Modos de condução (normal, esportivo, escorregadio, pista e pista drag)
- 3 Modos de direção (normal, esportivo e conforto)
- Escapamento com ajuste de válvulas ativo (normal, esportivo, pista e silencioso)
- 4 Modos de suspensão ((normal, esportivo, pista e pista drag)
- Suspensão adaptativa
- Detecção automática de buracos
- Freio de drifting
- Diferencial traseiro com deslizamento limitado
- Performance Track Apps (Line Lock, Freio de Drift, crônometros, desempenho em frenagem e medidores auxiliares)
- Painel de instrumentos de 12,4 poleagdas
- Central multimídia com tela de 13,2 polegadas
- Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabos
- Entradas USB tipo A e tipo C
- Carregador de smartphone sem fio
- Comando de voz
- Sistema de som com 12 alto-falantes e 1 subwoofer
- Navegador GPS nativo
- Partida e aceleração remota - Remote REV
- Volante aquecido
- Bancos dianteiros ventilados e aquecidos
- Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico
- Banco do motorista com regulagem elétrica (6 posições)
- Banco do passageiro com regulagem elétrica (4 posições)
- 7 Airbags
- Piloto automático adaptativo com função “para e anda”
- Alerta de colisão com detecção de pedestres
- Frenagem autônoma de emergência (também em marcha ré)
- Assistente de manutenção e centralização em faixa
- Assistente de manobras evasivas
- Farol alto automático
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado
- Leitor de placa de velocidade
- Câmera de ré
- Sensor de estacionamento traseiro