Novo Nissan Kicks está prestes a estrear no Brasil
Com a mesma base do Kardian, Nissan Kicks estreia no país ainda no primeiro semestre com dimensões maiores e reposicionamento de preços
Mais robusto e mais refinado na comparação com o modelo atual, o novo Nissan Kicks - que estreou em agosto do ano passado nos Estados Unidos - chegará em breve ao Brasil. Certamente, ainda no primeiro semestre.
Produzida no México, a nova geração vai rivalizar com SUVs mais sofisticados, como as configurações de topo do Honda HR-V e do Peugeot 2008, além de SUVs maiores, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, por exemplo. Dessa forma, deve praticar preços a partir de R$ 150 mil.
O novo Kicks vai se posicionar um degrau acima da atual geração. Este, a princípio, já mudou o sobrenome (chama-se hoje Kicks Play) para continuar na briga com SUVs de entrada. Atualmente, custa de R$ 117.990 a R$ 146.790, e permanece com o mesmo motor 1.6 aspirado de 113 cv de potência máxima.
Detalhes do novo Kicks
Com produção prevista para começar em maio em Resende (RJ), o novo Nissan Kicks, além das mudanças no visual, terá novo propulsor. Trata-se, portanto, do mesmo 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível desenvolvido pela Horse e que já equipa o Renault Kardian.
As fabricantes, lembrem-se, formam aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi). É tanto que o novo Nissan Kicks usará a arquitetura modular CMF-B dos modelos europeus da marca francesa.
O motor, em síntese, não será exatamente igual ao da Renault, pois a Nissan também vai fabricá-lo em Resende (RJ) com ajustes próprios. Portanto, espera-se que os números sejam diferentes do Kardian, que tem tecnologia flex, potência de até 125 cv e torque de 22,4 kgfm.
A engenharia da fabricante japonesa pode não aproveitar o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas do Kardian (nos EUA, o Kicks usa o CVT). E, por fim, a montadora não deve lançar o SUV com a esperada tecnologia híbrida flex e-Power.
Por falar em números, alguns já são conhecidos. Em medidas, o novo Nissan Kicks tem 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. Para comparação, o SUV atual tem 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
O porta-malas da nova geração promete ser maior que o do Kicks vendido hoje em dia, com 432 litros - por enquanto, a Nissan divulgou apenas o volume do compartimento até o teto, que é de 849 litros.
Por fora e por dentro
O novo Nissan Kicks tem visual completamente distinto do modelo atual. Vincos marcantes, grade exagerada e lanternas em formato bumerangue que se unem ao para-choque. Um aplique preto fica sobre a tampa do porta-malas.
Já na cabine, o novo Nissan Kicks promete mais modernidade. Tem duas telas grandes unidas em peça única no topo do painel e tecnologias como freio de estacionamento eletrônico por botão, por exemplo.
O SUV também tem recursos de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, bem como câmera de visão 360º. O Kicks, aliás, foi pioneiro ao incluir este último item à sua lista de série lá em 2016.
No mercado norte-americano, o modelo tem quatro versões de acabamento, S, SV, SR e SR com tração integral, e oferece itens como rodas de 19", quadro de instrumentos digital de 12,3", teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e até sistema de áudio Bose.
