Novo Peugeot 2008 estreia com motor turbo a partir de R$ 120 mil
Conheça a segunda geração do Peugeot 2008, SUV francês da Stellantis que passa a ser produzido exclusivamente na Argentina
Acabou de chegar da Argentina o novo Peugeot 2008, que terá agora o memo motor dos Fiat Pulse e Fastback, o Turbo 200. Esse motor flex de três cilindros tem bloco de alumínio, cilindrada de 1 litro e sistema de alimentação MultiAir III, com quatro válvulas por cilindro e injeção direta de combustível. Os preços do SUV compacto da Stellantis partem de R$ 120 mil.
O nome Turbo 200 indica a presença de sobrealimentação por turbina, que confere ao “milzinho” um desempenho de motor grande, com torque de 200 Nm a apenas 1.750 rpm. A potência máxima declarada pelo fabricante é de 130 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol, e 125 cv à mesma rotação se estiver funcionando com gasolina.
A transmissão utiliza um câmbio de relações continuamente variável CVT, com três modos de funcionamento e um sistema eletrônico que simula um câmbio de sete marchas. O Modo Automático mantém o motor em rotação de maior eficiência, mesmo variando a sua velocidade (o único modo sensato de se conduzir um veículo CVT).
No Modo Manual, o motorista, achando que pode decidir qual é a melhor relação de câmbio para cada situação, pode selecionar qualquer uma das sete marchas por meio da alavanca seletore ou das borboletas atrás do volante, mesmo com prejuízo para a eficiência do motor. E o Modo Sport, que, além de otimizar a dureza da direção e o controle eletrônico de estabilidade, altera o tempo de resposta do acelerador e reduz o tempo de troca das marchas virtuais.
O aspecto mais importante para a Peugeot, no entanto, refere-se ao visual do novo carro, que passou por uma reestilização e ficou muito parecido com a versão européia, o primeiro a apresentar a nova identidade visual da marca. O novo Peugeot 2008 chega em três versões de acabamento, a Active, a Allure e a GT, sempre equipadas com o mesmo powertrain.
Todas as versões do novo Peugeot 2008 têm o essencial para a seguraça de um veículo dessa categoria, como freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, controlador de velocidade de cruzeiro, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, assistente de partida em rapas (Hill Assist) e freio de mão com acionamento elétrico. Active e Allure têm quatro airbags, dois dianteiros e dois laterais, e mais dois aribags de cortina no GT.
A versão de entrada Active já vem com uma boa lista de equipamentos, como faróis e luzes de posição diurna (DRL) de leds, estas formando o desenho de garras de leão, rodas de liga leve de 17 polegadas, central i-Connect com tela de 10,3 polegadas e i-Cockpit 2D digital.
A versão intermediária Allure tem tudo isso e mais carregador de telefone por indução, bancos revestidos de couro, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e alerta de ponto cego.
O Peugeot 2008 GT, topo da linha, tem ainda conjunto óptico todo de leds (inclui lanternas e piscas), teto de outra cor (biton), teto solar panorâmico, i-Cockpit 3D (os outros são 2D), identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos da versão, grade na cor da carroceria, pedais esportivos de alumínio, borboletas no volante para trocas de marchas, bancos revestidos de couro com costuras verdes e Driver Assist com seis airbags.
O novo Peugeot 2008 não traz itens opcionais em nenhuma das três versões e, desses equipamentos, cabe esclarecer que o sistema Driver Assist inclui alerta de ponto cego (disponível para as versões Allure e GT), alerta de colisão, frenagem automática de emergência, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência na faixa.
Já o i-Cockpit é um conceito pela Peugeot, que busca soluções funcionais com o objetivo de acomodar o condutor de maneira confortável, com comandos posicionados para fácil acesso. O conceito do i-Cockpit tem como base os conceitos:
- Volante Sport Drive: compacto, de dimensões reduzidas e base achatada;
- Painel de instrumentos elevado, para evitar desviar a visão da estrada;
- Tela touch de fácil alcance, na linha de visão do motorista;
- Teclas de "alternância", que permitem acesso direto às principais funções do veículo.
- As versões Active e Allure têm painel digital 2D, novidade na marca, e a versão GT adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica.
No centro do painel está o sistema de entretenimento i-Connect, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois tweeteres) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A.
Entre as novidades do Peugeot 2008 está o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.
Produzido na fábrica de Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 2008 está disponível em cinco cores, Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica), esta última exclusiva para a versão GT.
Os preços das três versões do novo Peugeot 2008 são: R$ 119.990 (Active), 129.990 (Allure) e 149.990 (GT).