Novo Peugeot 2008 tem visual europeu e preço competitivo
Segunda e novíssima geração do modelo entra na disputa pelo segmento de SUVs compactos com três versões, nova plataforma e motor turbo
Mais um concorrente entra na disputa pelo mercado de SUVs compactos. A partir desta quarta-feira (7), a segunda e nova geração do 2008 estará na rede de concessionárias da marca.
O visual é fiel ao modelo vendido na Europa, mas tem lista de equipamentos diferenciada, três versões de acabamento e preços a partir de R$ 119.990.
Mas já adiantando, este preço é promocional e vale só até o fim do mês. Depois, a linha deverá ficar um pouco mais cara. Quanto? A marca francesa ainda não fala.
O substituto do antigo 2008 (feito em Porto Real, no Rio de Janeiro), é produzido na Argentina, de onde é importado ao Brasil (e vendido também em solo portenho, no Uruguai e Paraguai). Sua base é a plataforma global CMP, da Stellantis.
Por isso, ele usa o motor Turbo 200. Trata-se do mesmo 1.0 turbo tricilíndrico com alimentação flexível utilizado por outros modelos da Stellantis, como os Fiat Strada e Pulse, o Citroën Aircross e o irmão 208 - que também está prestes a ganhar mudanças.
Com potência de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque máximo (com etanol no tanque), o modelo faz de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e chega a 195 km/h de velocidade máxima. Quem auxilia no trabalho é o câmbio CVT, que simula sete marchas. São três modos de condução: Automático, Manual e Sport.
Aliás, não foi desta vez que o 2008 ganhou eletrificação. As versões híbridas serão realidade em um futuro próximo, mas a Peugeot não divulga data de estreia, tampouco especifica dados da motorização.
Visual
O design do carro é um dos pontos fortes. Na frente, destaque para a grade com detalhes na vertical, faróis com iluminação em LEDs (apenas os faróis, pois luzes de seta são halógenas) e os três filetes de LEDs em cada lado do para-choque dianteiro, que simbolizam as garras de um leão - símbolo da Peugeot. Aliás, o logotipo também é novo.
Nas laterais, rodas de 17" com acabamento diamantado. Tem, ademais, rack de teto. O teto, aliás, recebe tom preto na versão topo de linha GT - que tem teto solar panorâmico também. Indo para a parte traseira, lanternas com efeito 3D unidas por uma peça na cor preta que ostenta o nome "Peugeot". Debaixo da tampa do porta-malas, cabem 374 litros de bagagem.
Por falar em números, as medidas ficam assim: 4,31 metros de comprimento, 1,78 m de comprimento, 1,55 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
Por dentro
Nessa categoria, o lema é oferecer bom custo-benefício. No 2008, a lista não é super recheada, afinal, vem com apenas quatro airbags nas versões de entrada e não tem qualquer sistema ADAS na configuração mais barata. Ainda assim, tem comodidades como central multimídia de 10,3" com espelhamento de smartphones Android e Apple desde o modelo mais barato.
No acabamento, tem detalhe que imita textura de fibra de carbono, black piano e cromados. O centro do painel carrega os tradicionais botões que lembram teclas de piano - e o botão do volume é físico, a fim de facilitar a vida do usuário.
Por fim, a lista segue com quadro de instrumentos digital (formato 2D nas versões mais baratas e 3D na GT), câmera 360° em HD, carregador de celular por indução, 4 entradas USB, freio de estacionamento eletrônico e, nas versões mais caras, sistemas de assistência ao motorista. Na lista, dependendo da configuração, tem alerta de fadiga, sistema de permanência em faixa e assistente de farol alto.
As impressões ao dirigir seguem sob embargo até segunda-feira (12).
Preços:
Active: R$ 119.990
Allure: R$ 129.990
GT: R$ 149.990