Novo Peugeot 208 híbrido terá novidades no interior e chega ainda em 2025
Feito na Argentina, novo Peugeot 208 Hybrid será lançado no Brasil ainda em 2025 com motor de 130 cv do Fiat Pulse e novidades no interior
A linha de eletrificados da Peugeot ficará maior em breve no Brasil. A montadora francesa prepara o lançamento do hatch 208 com o sistema Bio Hybrid, que estreou recentemente na dupla Pulse e Fastback, da Fiat. Apesar de ter sido reestilizado no fim do ano passado, o hatch argentino terá novidades na lista de equipamentos. O novo Peugeot 208 híbrido deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano.
Dentro das novas arquiteturas Bio-Hybrid da Stellantis, o sistema elétrico do Fiat Pulse Hybrid que estará no Peugeot 208 é chamado de “híbrido multifuncional com bateria de íon lítio” (MHEV). A Stellantis rejeita o termo “micro-híbrido”, adotado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
O novo conjunto MHEV de 12v deve ficar restrito à versão topo de linha GT, que hoje é vendida por R$ 128.990. Por fora, o visual será o mesmo da configuração somente a combustão, com a exceção de um logotipo indicando a tecnologia híbrida. Após um flagra recente feito pelo site Autos Segredos, é possível ver que o 208 híbrido terá novidades no interior.
Isso porque a unidade flagrada em testes trazia painel digital com tecnologia 2D – ao contrário do atual painel digital com efeito 3D, mais caro e complexo – e uma nova central multimídia de 10,3”, a mesma que estreou no novo Peugeot 2008. Ela conta com um novo layout e adiciona comandos touch no console central e um botão físico de ajuste do volume.
Além disso, tanto o painel digital quanto a central multimídia devem ganhar uma nova interface com gráficos exclusivos da versão híbrida. Assim como na dupla da Fiat, o carro exibirá dados de carga e recarga da bateria, assim como o funcionamento do sistema eletrificado.
Sendo assim, o novo Peugeot 208 Hybrid deve contar com o mesmo conjunto sob o capô. O conhecido motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm, com o auxílio de um motor elétrico de 12 volts e 3 kW de potência (4 cv), uma bateria de íon de lítio NCM de 12 volts e 11 amperes, uma chave de seleção DBSM (Dual Battery Switch Module) e uma bateria de chumbo-ácido EFB de 12 volts e 68 amperes.
O câmbio será o mesmo automático do tipo CVT que já equipa os carros da Peugeot com o motor turbo. Esse conjunto híbrido permite uma redução no consumo de combustível, ao mesmo tempo em que auxilia o motor a combustão em acelerações e em ignição. Esse mesmo conjunto também equipará o SUV 2008, que também terá versões híbridas.